Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

APRENDIZAGEM: CORPOREIDADE E LUDICIDADE “Eu gosto muito de vir na aula de reforço com a professora Janete, porque as aulas são bem diferentes e divertidas. A profª brinca com a gente, joga joguinhos, também fizemos muitas atividades com o nosso corpo usando muito material diferente.”.
Erica Eduarda de Oliveira dos Santos | aluno(a)
“Estou muito feliz com as aulas de Apoio da professora Janete. Percebemos que a Erica já melhorou muito sua aprendizagem, gosta de vir nas aulas, não falta e vem muito feliz. Em casa sempre está perguntando quando terá aula com a profª Janete de novo e sempre comenta que as aulas são muito boas. Penso e acredito que vai incentivar as crianças a progredirem em seu desenvolvimento, aprendendo com novas experiências. Obrigado profª por ajudar nossa filha e os outros alunos.”.
Israel dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória

Através dos movimentos corporais e ludicidade podemos aprender?

Expedição Investigativa

Na Sala do Apoio Pedagógico e Multifuncional da escola: conhecendo, interagindo e vivenciando situações de aprendizagem diversificadas, através de atividades corporais, explorando jogos e todo material disponível na mesma.
Também foram convidadas as famílias da comunidade escolar para conhecer o ambiente onde acontecerá o projeto. Neste momento foi aberto um momento de questionamento para retirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da sala.

Objetivos

Proporcionar ações educativas para estimular os educandos a superar dificuldades de aprendizagem através de movimentos corporais, atividades lúdicas, criativas e prazerosas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos dos 1º e 2º anos da escola, professora, famílias, Equipe Diretiva e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

• Escrita alfabética (letras, sons, ordem, famílias silábicas simples e complexas, traçado, sinais gráficos e vocabulário).
• Leituras diversas, expressão oral, análise, compreensão e interpretação.
• Situações matemáticas em diferentes contextos e funções. Números do dia a dia, formação, relação e quantidade. Cálculos orais, operações de adição, subtração, noção de divisão e multiplicação com diferentes estrategias e uso de material concreto.
• Tabelas, gráficos, geometria, sistema monetário, dia, mês e horas.
• Identidade, eu, relações e valores diversos.
• Diversidade (cor, raça, ética...).
• Expressão corporal (psicomotricidade ampla e fina perpassando por diversos níveis, músicas, danças, dramatização, pinturas, dobraduras e técnicas com M.A.).
• Atitudes e hábitos de convivência, autoestima, autonomia, autoconfiança e autoajuda.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO CASTELLI

Diretor
Lizete Maass

Turma
Apoio PEDAGÓGICO

Número de alunos
12

Educadores
Janete Jurema da Silva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Constatada a necessidade e as dificuldades de aprendizagem que as crianças apresentam, optou-se em desenvolver este projeto para auxiliar os alunos a ampliarem suas habilidades cognitivas. Melhorar a autoestima e a autoconfiança com atividades corporais, lúdicas e prazerosas, jogos diversificados, brincadeiras, atividades que trabalhem o processo de socialização, para que sintam-se confiantes, desenvolvam suas capacidades e superem as dificuldades que apresentam”.
Janete Jurema da Silva | Professor(a)