APRENDIZAGEM: CORPOREIDADE E LUDICIDADE
“ “Eu gosto muito de vir na aula de reforço com a professora Janete, porque as aulas são bem diferentes e divertidas. A profª brinca com a gente, joga joguinhos, também fizemos muitas atividades com o nosso corpo usando muito material diferente.”.
Erica Eduarda de Oliveira dos Santos | aluno(a)
“ “Estou muito feliz com as aulas de Apoio da professora Janete. Percebemos que a Erica já melhorou muito sua aprendizagem, gosta de vir nas aulas, não falta e vem muito feliz. Em casa sempre está perguntando quando terá aula com a profª Janete de novo e sempre comenta que as aulas são muito boas. Penso e acredito que vai incentivar as crianças a progredirem em seu desenvolvimento, aprendendo com novas experiências. Obrigado profª por ajudar nossa filha e os outros alunos.”.
Israel dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória
Através dos movimentos corporais e ludicidade podemos aprender?
Expedição Investigativa
Na Sala do Apoio Pedagógico e Multifuncional da escola: conhecendo, interagindo e vivenciando situações de aprendizagem diversificadas, através de atividades corporais, explorando jogos e todo material disponível na mesma.
Também foram convidadas as famílias da comunidade escolar para conhecer o ambiente onde acontecerá o projeto. Neste momento foi aberto um momento de questionamento para retirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da sala.
Objetivos
Proporcionar ações educativas para estimular os educandos a superar dificuldades de aprendizagem através de movimentos corporais, atividades lúdicas, criativas e prazerosas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos dos 1º e 2º anos da escola, professora, famílias, Equipe Diretiva e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
• Escrita alfabética (letras, sons, ordem, famílias silábicas simples e complexas, traçado, sinais gráficos e vocabulário).
• Leituras diversas, expressão oral, análise, compreensão e interpretação.
• Situações matemáticas em diferentes contextos e funções. Números do dia a dia, formação, relação e quantidade. Cálculos orais, operações de adição, subtração, noção de divisão e multiplicação com diferentes estrategias e uso de material concreto.
• Tabelas, gráficos, geometria, sistema monetário, dia, mês e horas.
• Identidade, eu, relações e valores diversos.
• Diversidade (cor, raça, ética...).
• Expressão corporal (psicomotricidade ampla e fina perpassando por diversos níveis, músicas, danças, dramatização, pinturas, dobraduras e técnicas com M.A.).
• Atitudes e hábitos de convivência, autoestima, autonomia, autoconfiança e autoajuda.