JOGOS PARA DIVERTIR E PENSAR
“ “Eu acho o nosso projeto muito legal. Os jogos são muito divertidos, tem que prestar atenção e tem que pensar bastante. É importante jogar porque nosso cérebro pensa e nos ajuda na matemática. Eu gostei bastante de aprender a jogar."
“Eu achei os jogos muito interessantes. Tem alguns que eu não conhecia, mas é importante saber esses jogos para raciocinar”.
Sedriane Hemili Gozimski e Kevyn Wilson Da Costa | aluno(a)
“ “Eu como mãe acho que é muito importante, pois estão aprendendo maneiras diversas de brincar e aprender, somar, dividir, conversar, sugerir e chegar no fim de cada brincadeira com a meta realizada, com prazer. Sei que para minha filha está sendo importante, pois ela comenta muito quando são realizadas estas atividades.”
“Jogos de tabuleiros e outros são importantes, pois auxiliam na concentração, onde a mente se mantém ativa. Proporcionam trabalho em equipe, autoconfiança, distração, crescimento e desenvolvimento”.
Angela Maria Santos – mãe da aluna Ana Júlia Santos Sana e Marenilse e Renildo Rostirola – pais da aluna Maria Eduarda Rostirola | responsável
Pergunta Exploratória
Jogar é só diversão?
Expedição Investigativa
Oficina de jogos de tabuleiro, em sala de aula, em formato de circuito, com os alunos organizados em pequenos grupos.
Objetivos
Resgatar o hábito de jogar alguns jogos de tabuleiro que, além terem um caráter recreativo também estimulam a atenção, o raciocínio estratégico, respeito e desenvolvimento do espírito de competição saudável.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, familiares, comunidade, equipe diretiva.
Articulação com o currículo
• Raciocínio lógico;
• Pensamento estratégico;
• Atenção e concentração;
• Desenvolvimento do pensamento crítico e investigativo;
• Trabalho em equipe;
• Respeito à regras;
• Valores de convivência: respeito, honestidade, cooperação;
ESTRATÉGIAS
• Oficina/ circuito de jogos de tabuleiro;
• Resgate da prática de jogos de tabuleiro: Resta 1, Jogo da Velha, Jogos de Origem Africana ( Shisima, Yoté, Tsoro Yematatu, Mancala...), Xadrez, outros...
• Pesquisa sobre a história do Xadrez;
• Construção de gráficos, tabelas...
• Confecção de jogos com materiais alternativos;
• Pintura de jogos e brincadeiras no espaço escolar (calçada e mesas do pátio): amarelinha, labirinto, jogo da velha, trilhas, twister, tabuleiro de xadrez...