Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

JOGOS PARA DIVERTIR E PENSAR “Eu acho o nosso projeto muito legal. Os jogos são muito divertidos, tem que prestar atenção e tem que pensar bastante. É importante jogar porque nosso cérebro pensa e nos ajuda na matemática. Eu gostei bastante de aprender a jogar."
“Eu achei os jogos muito interessantes. Tem alguns que eu não conhecia, mas é importante saber esses jogos para raciocinar”.
Sedriane Hemili Gozimski e Kevyn Wilson Da Costa | aluno(a)
“Eu como mãe acho que é muito importante, pois estão aprendendo maneiras diversas de brincar e aprender, somar, dividir, conversar, sugerir e chegar no fim de cada brincadeira com a meta realizada, com prazer. Sei que para minha filha está sendo importante, pois ela comenta muito quando são realizadas estas atividades.”
“Jogos de tabuleiros e outros são importantes, pois auxiliam na concentração, onde a mente se mantém ativa. Proporcionam trabalho em equipe, autoconfiança, distração, crescimento e desenvolvimento”.
Angela Maria Santos – mãe da aluna Ana Júlia Santos Sana e Marenilse e Renildo Rostirola – pais da aluna Maria Eduarda Rostirola | responsável
Pergunta Exploratória

Jogar é só diversão?

Expedição Investigativa

Oficina de jogos de tabuleiro, em sala de aula, em formato de circuito, com os alunos organizados em pequenos grupos.

Objetivos

Resgatar o hábito de jogar alguns jogos de tabuleiro que, além terem um caráter recreativo também estimulam a atenção, o raciocínio estratégico, respeito e desenvolvimento do espírito de competição saudável.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, familiares, comunidade, equipe diretiva.

Articulação com o currículo

• Raciocínio lógico;
• Pensamento estratégico;
• Atenção e concentração;
• Desenvolvimento do pensamento crítico e investigativo;
• Trabalho em equipe;
• Respeito à regras;
• Valores de convivência: respeito, honestidade, cooperação;

ESTRATÉGIAS
• Oficina/ circuito de jogos de tabuleiro;
• Resgate da prática de jogos de tabuleiro: Resta 1, Jogo da Velha, Jogos de Origem Africana ( Shisima, Yoté, Tsoro Yematatu, Mancala...), Xadrez, outros...
• Pesquisa sobre a história do Xadrez;
• Construção de gráficos, tabelas...
• Confecção de jogos com materiais alternativos;
• Pintura de jogos e brincadeiras no espaço escolar (calçada e mesas do pátio): amarelinha, labirinto, jogo da velha, trilhas, twister, tabuleiro de xadrez...


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO CASTELLI

Diretor
Lizete Maass

Turma
5º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
14

Educadores
Andrara Hemerich Carneiro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“O projeto com jogos de tabuleiro, além de oportunizar momentos de diversão, estimula também a atenção, o raciocínio estratégico, respeito e desenvolvimento do espírito de competição saudável. São trabalhadas diferentes áreas do conhecimento, principalmente a matemática, buscando oferecer aos alunos mais recursos para desenvolverem o pensamento lógico, que é fundamental para a aprendizagem dos conteúdos do dia-a-dia”.
Andrara Hemerich Carneiro | Professor(a)