JOGOS PARA DIVERTIR E PENSAR
                                                                	“ “Eu acho o nosso projeto muito legal. Os jogos são muito divertidos, tem que prestar atenção e tem que pensar bastante. É importante jogar porque nosso cérebro pensa e nos ajuda na matemática. Eu gostei bastante de aprender a jogar." 
“Eu achei os jogos muito interessantes. Tem alguns que eu não conhecia, mas é importante saber esses jogos para raciocinar”.                                    
                                     Sedriane Hemili Gozimski e Kevyn Wilson Da Costa | aluno(a) 
                                                                	“ “Eu como mãe acho que é muito importante, pois estão aprendendo maneiras diversas de brincar e aprender, somar, dividir, conversar, sugerir e chegar no fim de cada brincadeira com a meta realizada, com prazer. Sei que para minha filha está sendo importante, pois ela comenta muito quando são realizadas estas atividades.”
“Jogos de tabuleiros e outros são importantes, pois auxiliam na concentração, onde a mente se mantém ativa. Proporcionam trabalho em equipe, autoconfiança, distração, crescimento e desenvolvimento”.                                    
                                     Angela Maria Santos – mãe da aluna Ana Júlia Santos Sana e Marenilse e Renildo Rostirola – pais da aluna Maria Eduarda Rostirola | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Jogar é só diversão?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Oficina de jogos de tabuleiro, em sala de aula, em formato de circuito, com os alunos organizados em pequenos grupos. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Resgatar o hábito de jogar alguns jogos de tabuleiro que, além terem um caráter recreativo também estimulam a atenção, o raciocínio estratégico, respeito e desenvolvimento do espírito de competição saudável. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos, professores, familiares, comunidade, equipe diretiva. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 •	Raciocínio lógico;
•	Pensamento estratégico;
•	Atenção e concentração;
•	Desenvolvimento do pensamento crítico e investigativo;
•	Trabalho em equipe;
•	Respeito à regras;
•	Valores de convivência: respeito, honestidade, cooperação;
ESTRATÉGIAS 
•	Oficina/ circuito de jogos de tabuleiro;
•	Resgate da prática de jogos de tabuleiro: Resta 1, Jogo da Velha, Jogos de Origem Africana ( Shisima, Yoté, Tsoro Yematatu, Mancala...), Xadrez, outros...
•	Pesquisa sobre a história do Xadrez;
•	Construção de gráficos, tabelas...
•	Confecção de jogos com materiais alternativos;
•	Pintura de jogos e brincadeiras no espaço escolar (calçada e mesas do pátio): amarelinha, labirinto, jogo da velha, trilhas, twister, tabuleiro de xadrez...