Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

ESTAÇÃO TEM HISTÓRIA “Fizemos uma expedição ao Centro Histórico Municipal de Getúlio Vargas. Foi muito bom conhecer a história do nosso município e descobrir que por aqui já passaram muitos trens na estrada de ferro e que seu nome de Estação (que fazia parte de GV) foi dado graças a Estação ferroviária onde os trens paravam. Agora estamos ansiosos para no final do ano fazer um passeio de trem parecido com o que as pessoas faziam nas estradas de ferro do nosso município, que infelizmente estão desativadas”.
Gabriela Luisa Antunes | aluno(a)
“Considero muito importante que as crianças tenham a oportunidade de conhecer a história de nosso município, de como é dividido, pois essas noções de temporalidade são extremamente importantes para compreenderem de forma mais ampla a realidade. Fico muito feliz que ao realizarem o passeio de trem, terão a oportunidade de vivenciar uma experiência que era muito comum no passado.Vivenciar uma história de forma concreta, com certeza será uma experiência inesquecível para os nossos pequenos”.
Naira Soares | responsável
Pergunta Exploratória

Qual a história que Estação nos conta?

Expedição Investigativa

Pontos turísticos de Estação - Estação Ferroviária: Prédio construído no início do século XX e inaugurado em 03/05/1910 - foi fundamental para o desenvolvimento da região. A Comissão de Terras recebia as famílias que chegavam de trem para colonizar. Hoje, apenas o prédio resiste ao tempo. A última viagem de trem foiem 1997. Ciclovia Jamil Constantino, Igreja Matriz Santa Teresinha, Parque Municipal Florestinha, Capitel Santo Antônio e Caixa D’agua (os trens paravam para abastecer de água).

Objetivos

• Conhecer e valorizar a cidade onde vive.
• Realizar comparativos de como era o município na época da emancipação e de como é agora, bem como serviços e entidades públicas existentes.
• Discutir os principais problemas sociais existentes no município, buscando alternativas para solucioná-los.
• Reconhecer as manifestações culturais atuais do município.
• Conscientizar-se da importância de exercer o seu papel de cidadão na busca pela melhoria de sua cidade.

Comunidade de Aprendizagem

• Alunos
• Professores
• Neivo Fabris – Instituto Histórico de Getúlio Vargas
• Representantes do Executivo e Legislativo do Município
• Comunidade
• Direção da escola

Articulação com o currículo

Município: Evolução histórica;
• Localização;
• Divisão político, geográfica e administrativa;
• Impostos e taxas;
• Zona rural e urbana;
• Relevo, hidrografia, solo, clima, vegetação;
• Recursos culturais, econômicos e naturais;
• Símbolos municipais;
• Transporte e comunicação;
• Expressão oral, articulação correta das palavras, sequência lógica das ideias, fluência/entonação adequada, objetividade;
• Relato de viagem;
• Artes Plásticas e Visuais: desenho, pintura, colagem, recorte, dobradura, vídeo, fotografia.


ESTRATÉGIAS
• Palestra e fotos antigas
• Confecção de um mapa gigante
• Visita e entrevista
• Passeio de ônibus: conhecer os bairros e comunidades do interior e confeccionar maquetes
• Passeio de trem
• Pesquisas, entrevistas, relatos de antigos moradores, a história do município.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO CASTELLI

Diretor
Lizete Maass

Turma
4º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
18

Educadores
Juciane Marcia Lemos

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A intenção desse projeto é de aproximar os alunos do quarto ano do ensino fundamental da história do município de Estação, aguçando o pensamento crítico e reflexivo sobre como iniciou a nossa cidade, como está e o que podemos fazer para melhorá-la”.
Juciane Marcia Lemos | Professor(a)