ESTAÇÃO TEM HISTÓRIA
“ “Fizemos uma expedição ao Centro Histórico Municipal de Getúlio Vargas. Foi muito bom conhecer a história do nosso município e descobrir que por aqui já passaram muitos trens na estrada de ferro e que seu nome de Estação (que fazia parte de GV) foi dado graças a Estação ferroviária onde os trens paravam. Agora estamos ansiosos para no final do ano fazer um passeio de trem parecido com o que as pessoas faziam nas estradas de ferro do nosso município, que infelizmente estão desativadas”.
Gabriela Luisa Antunes | aluno(a)
“ “Considero muito importante que as crianças tenham a oportunidade de conhecer a história de nosso município, de como é dividido, pois essas noções de temporalidade são extremamente importantes para compreenderem de forma mais ampla a realidade. Fico muito feliz que ao realizarem o passeio de trem, terão a oportunidade de vivenciar uma experiência que era muito comum no passado.Vivenciar uma história de forma concreta, com certeza será uma experiência inesquecível para os nossos pequenos”.
Naira Soares | responsável
Pergunta Exploratória
Qual a história que Estação nos conta?
Expedição Investigativa
Pontos turísticos de Estação - Estação Ferroviária: Prédio construído no início do século XX e inaugurado em 03/05/1910 - foi fundamental para o desenvolvimento da região. A Comissão de Terras recebia as famílias que chegavam de trem para colonizar. Hoje, apenas o prédio resiste ao tempo. A última viagem de trem foiem 1997. Ciclovia Jamil Constantino, Igreja Matriz Santa Teresinha, Parque Municipal Florestinha, Capitel Santo Antônio e Caixa D’agua (os trens paravam para abastecer de água).
Objetivos
• Conhecer e valorizar a cidade onde vive.
• Realizar comparativos de como era o município na época da emancipação e de como é agora, bem como serviços e entidades públicas existentes.
• Discutir os principais problemas sociais existentes no município, buscando alternativas para solucioná-los.
• Reconhecer as manifestações culturais atuais do município.
• Conscientizar-se da importância de exercer o seu papel de cidadão na busca pela melhoria de sua cidade.
Comunidade de Aprendizagem
• Alunos
• Professores
• Neivo Fabris – Instituto Histórico de Getúlio Vargas
• Representantes do Executivo e Legislativo do Município
• Comunidade
• Direção da escola
Articulação com o currículo
Município: Evolução histórica;
• Localização;
• Divisão político, geográfica e administrativa;
• Impostos e taxas;
• Zona rural e urbana;
• Relevo, hidrografia, solo, clima, vegetação;
• Recursos culturais, econômicos e naturais;
• Símbolos municipais;
• Transporte e comunicação;
• Expressão oral, articulação correta das palavras, sequência lógica das ideias, fluência/entonação adequada, objetividade;
• Relato de viagem;
• Artes Plásticas e Visuais: desenho, pintura, colagem, recorte, dobradura, vídeo, fotografia.
ESTRATÉGIAS
• Palestra e fotos antigas
• Confecção de um mapa gigante
• Visita e entrevista
• Passeio de ônibus: conhecer os bairros e comunidades do interior e confeccionar maquetes
• Passeio de trem
• Pesquisas, entrevistas, relatos de antigos moradores, a história do município.