LER PARA APRENDER A INTERPRETAR
                                                                	“ “As atividades do projeto são divertidas, a leitura em espaços diferentes é legal, melhora a nossa leitura, ajuda a escrever histórias, textos, a entender melhor”.                                    
                                     Emily de Carvalho Menegon | aluno(a) 
                                                                	“ “O projeto está sendo muito bom para as crianças que estão fazendo atividades diferentes, em vários lugares, passeios em lugares para ler e dialogar com outras pessoas. Minha filha está aprendendo coisas novas, por isso é importante ler, participar e conhecer o projeto”.                                    
                                     Maraísa Dallastra | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
A leitura pode nos ajudar a melhorar a interpretação?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Observação na Escola: O que podemos ler? Como é a minha escola? O que gosto? O que poderia ser diferente? 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Despertar o interesse pela leitura e consequentemente, melhorar a interpretação de textos, enunciados e orientações. 
       Promover o desenvolvimento da compreensão das ideias.
       Vivenciar através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos, professores, famílias, pessoas da comunidade. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Língua Portuguesa: Leitura de diversos textos: literários, contos, poemas, histórias em quadrinhos, dicionário, revistas, adequados à compreensão e interesse dos alunos. ampliação de frases, produção de textos e reescrita de histórias; função social da escrita; dicção e entonação da voz na leitura; oralidade; sequência lógica de ideias; ampliação de vocabulário e de frases; interpretação, compreensão e expressão oral e escrita, para desenvolver uma capacidade leitora compreensiva e interpretativa.
ESTRATÉGIAS 
Leitura em sala de aula pelo professor.
Leitura deleite.
Retirada de livros da biblioteca para leitura em família.
Ficha de leitura.
Acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura, a escrita e a interpretação.
Interpretação de obra de arte.
Passeio pelos bairros do município.
Entrevistas no bairro: você lê? O quê lê?