Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

LER PARA APRENDER A INTERPRETAR “As atividades do projeto são divertidas, a leitura em espaços diferentes é legal, melhora a nossa leitura, ajuda a escrever histórias, textos, a entender melhor”.
Emily de Carvalho Menegon | aluno(a)
“O projeto está sendo muito bom para as crianças que estão fazendo atividades diferentes, em vários lugares, passeios em lugares para ler e dialogar com outras pessoas. Minha filha está aprendendo coisas novas, por isso é importante ler, participar e conhecer o projeto”.
Maraísa Dallastra | responsável
Pergunta Exploratória

A leitura pode nos ajudar a melhorar a interpretação?

Expedição Investigativa

Observação na Escola: O que podemos ler? Como é a minha escola? O que gosto? O que poderia ser diferente?

Objetivos

Despertar o interesse pela leitura e consequentemente, melhorar a interpretação de textos, enunciados e orientações.
Promover o desenvolvimento da compreensão das ideias.
Vivenciar através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, famílias, pessoas da comunidade.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Leitura de diversos textos: literários, contos, poemas, histórias em quadrinhos, dicionário, revistas, adequados à compreensão e interesse dos alunos. ampliação de frases, produção de textos e reescrita de histórias; função social da escrita; dicção e entonação da voz na leitura; oralidade; sequência lógica de ideias; ampliação de vocabulário e de frases; interpretação, compreensão e expressão oral e escrita, para desenvolver uma capacidade leitora compreensiva e interpretativa.

ESTRATÉGIAS
Leitura em sala de aula pelo professor.
Leitura deleite.
Retirada de livros da biblioteca para leitura em família.
Ficha de leitura.
Acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura, a escrita e a interpretação.
Interpretação de obra de arte.
Passeio pelos bairros do município.
Entrevistas no bairro: você lê? O quê lê?


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO CASTELLI

Diretor
Lizete Mass

Turma
3º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
24

Educadores
Márcia König Corrêa dos Santos

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Acredito que o projeto vem ao encontro de uma das maiores necessidades da turma: a interpretação. As atividades desenvolvidas foram bem aceitas pelos alunos e estão colaborando para sua aprendizagem e se encaminhando para o objetivo do projeto”.
Márcia König dos Santos | Professor(a)