Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

DIFERENTES SIM, DESIGUAIS NÃO “Eu gostei da expedição que realizamos pelo bairro conhecendo e aprendendo sobre a diversidade, também conhecemos uma criança chamada Daniel que me chamou muita atenção pois ele era diferente de nós... ele era cadeirante, de tantas outras coisas que eu vi essa foi a que mais me chamou atenção, mas tinha também outras pessoas, animais, casas,árvores,carros e foi muito bom”.
Pedro Augusto | aluno(a)
“Nós pais, professores e escola juntos precisamos orientar e ensinar nossos filhos e alunos sobre o respeito à diversidade, por meio da convivência em harmonia com diferenças de gêneros,raça,religião ou comportamento. O respeito à diversidade facilita o trabalho em grupo,evita sofrimento e constrangimento,melhorando o ambiente. Eliminar o preconceito na escola tratá benefícios para toda vida”.
Alini | responsável
Pergunta Exploratória

Somos diferentes? Como?

Expedição Investigativa

Passeio de observação das pessoas e elementos da natureza próximos à escola.

Objetivos

Refletir, valorizar e respeitar as diversidades.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 2º ano, professores, equipe diretiva, família e outros colaboradores.

Articulação com o currículo

• Cooperação e solidariedade, responsabilidade, valores, coletividade e coleguismo.
• Matemática: leitura e escrita de numerais, números até 200, cálculos de adição e subtração.
• Linguagem: oralidade, atenção, compreensão, escuta, exposição das ideias com sequência lógica e objetividade, relatos de experiências, leitura de diversos textos, poesias, noções de masculino e feminino, nomes próprios e comuns, singular e plural.
• Linguagem artística: histórias, vídeos, criatividade, confecções de atividades.
• Natureza e sociedade: cuidado com o meio ambiente, valorização da vida em sua diversidade, origens, usos, costumes, discriminação, diversidade da natureza, cores.
Livros:
• Menina bonita do laço de fita.
• Os cabelos de Lelê.
• A abelha chocolateira.
• Cada um com seu jeito.
• Cada jeito é um.
• O amor tem todas as cores.
• Tudo bem ser diferente.
• Iguais.
• Espelho das diferenças.
• Drufs.
• Menino de todas as cores.
• Maria vai com as outras.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO CASTELLI

Diretor
Lizete Maass

Turma
2º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
22

Educadores
Betânia do Prado da Silva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Trabalhar com diversidade com meus alunos do 2º ano, nos ajudará a perceber que pertencemos a grupos sociais diferentes e que devemos respeitar as diferenças de cada um, aprendendo a lidar com elas, dentro ou fora da Escola. O respeito ao outro é muito importante, mas também é muito importante que saibamos nos respeitare nos aceitar como somos”.
Betânia do Prado da Silva | Professor(a)