Separar, reciclar para preservar
“ “É bom juntar o lixo para manter a cidade limpa levando o lixo dentro da lixeira, e para reciclagem vender para ganhar dinheiro”.
Josué Coito dos Santos | aluno(a)
“ “Considero muito interessante trabalhar sobre o lixo e seu reaproveitamento porque ajuda no desenvolvimento das nossas crianças”.
Vandrieli Dalastra | responsável
Pergunta Exploratória
Como está o meio em que vivemos? Quais atitudes devemos ter para melhorar o ambiente em que vivemos?
Expedição Investigativa
Expedição nos arredores da escola, com observação do meio ambiente. O que faz parte dele, o que está bem cuidado e o que precisa melhorar?
Objetivos
Propiciar a formação consciente de uma geração de cidadãos, com atitudes que contribuam para a preservação do meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, estudantes, funcionários, pais e comunidade.
Articulação com o currículo
As diferentes disciplinas do currículo estarão contempladas na diversidade de atividades a serem realizadas:
Ciências da natureza: água, solo, lixo orgânico e seco, animais, plantas e ar. Reciclagem, reproveitamento do lixo. Lixo orgânico/seco.
Português: produção de texto coletiva, história.
Matemática: contagem e histórias matemáticas.
Geografia: noções de espaço onde o lixo pode ser depositado.
História: a história do lixo.
ESTRATÉGIAS
Entrevista.
Criação de brinquedos com sucata.
Atividade de separação do lixo.
Conversa com catador de papel ou lixeiro.
Campanha das tampinhas de garrafa pet.
Histórias infantis.
Vídeo.
Música
Receita com casca de fruta.