Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

VIDA E COR “Acho que plantar as flores na escola é uma boa ideia, porque ela vai ficar mais bonita e nós temos que cuidar para ninguém amassar as plantinhas. Na minha casa não posso me “meter” com as roseiras porque elas tem muitos espinhos, minha mãe disse. Eu sei plantar flor e é só fazer um buraco na terra e depois molhar”.
Mateus Glovaski | aluno(a)
“Eu acho que o Projeto Vida e Cor, é bem interressante, porque muitas vezes não sabemos valorizar as flores, sem elas tudo ficaria sem graça. Olhando para as flores, podemos ver o quanto são lindas e deixam os ambientes mais radiantes. Meu filho comentou em casa, depois que começou, aprendeu a valorizar e a se interessar mais pelas flores, ele está gostando muito das atividades que vem fazendo. Também é um incentivo para nós pais, para valorizarmos ainda mais as plantas.”
Rosane Olivio Rodrigues | responsável
Pergunta Exploratória

O que você gosta na escola? O que precisa em nossa escola para ficar mais bonita?

Expedição Investigativa

Expedição por todo o pátio externo da escola, na tarde do dia 04 de abril, onde as crianças observaram e disseram que para nossa escola ficar mais bonita e colorida precisava plantar mais flores, tomates e até feijão. Na tarde, do dia 26 de abril, fizemos uma nova exploração e observação dos possíveis locais de transformação e construção do jardim.

Objetivos

Vivenciar uma aprendizagem de forma prazerosa, trabalhando em conjunto, em cooperação, com comprometimento, respeitando sempre a opinião do outro, gerando uma maior possibilidade de socialização e interação à vida social, desenvolvendo cuidado e amor pelo espaço escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Toda a comunidade escolar será envolvida durante a realização do projeto, alunos, professores, monitores, cozinheiras, direção e a família, todos, terão papel importante, serão incentivadores das crianças.

Articulação com o currículo

• Artes
Cores Primárias
 Recorte e pintura
 Pintura livre
• Matemática
 Quantidade
 Formas geométricas
 Numerais
• Português
 Oralidade
 Histórias Infantis
 Letras do nome
• Conhecimentos Gerais
 Seres vivos e não vivos
 Necessidades vitais das plantas
 Valores
 Nomes das flores
 Estações do ano

Histórias Infantis:
• “A viagem da sementinha” Regina Seguimoto.
• “Como as flores nascem” Meu primeiro livro dos porquês-editora Usborne.
• “As flores da primavera” Ziraldo
• “A margarida friorenta” Fernanda Lopes de Almeida.
Vídeos Infantis:
• “Cores, flores, perfumes”
• “A primavera e a festa das flores”
Músicas Infantis:
• O cravo brigou com a rosa;
• Mamãe me Plantou;
• A linda rosa juvenil;
• Passeio nas quadras próximas à escola observando a paisagem, os diferentes tipos de árvores, folhas, flores e frutos;
• Passeio na Praça da cidade;
• Visita a uma agropecuária da cidade;
• Irão plantar algumas mudas de flores para a construção de um jardim suspenso.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VÓ ALMA

Diretor
Ivanilde Severo Brustolin

Turma
Educação Infantil: JARDIM B

Número de alunos
18

Educadores
Maria Cristina A. Beluca

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“O projeto Vida e Cor tem como objetivo vivenciar uma aprendizagem de forma prazerosa, fazendo com que os alunos trabalhem em conjunto, respeitando sempre a opinião do outro, desenvolvendo cuidado e amor pelo espaço escolar. É de grande importância para a turma, pois foram eles que disseram que ao plantarmos mais flores, a escola ficaria mais bonita e colorida. Está despertando o gosto e cuidado pela natureza, o carinho e atenção”.
Maria Cristina A. Beluca | Professor(a)