Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

PLANTINHAS: SERES VIVOS “Nós fomos conhecer o viveiro de mudas com a profe Luciane. Eu vi como nascem as mudinhas, que elas também precisam de cuidados. Eu achei muito legal a chuva nas plantinhas. Eu adorei o passeio curioso”.
Jean Cayque Lovera Linhares | aluno(a)
“Meu filho foi visitar o viveiro de mudas com a professora e seus colegas. Chegou em casa muito contente contando sobre o que viu. Ele falou como nascem as mudas, como eles cuidam, que molham, ele gostou de tudo. Eu achei muito legal e importante trabalhar o tema ‘plantinhas: seres vivos’ com as crianças.”
Paula Geisebel Dos Santos Lovera | responsável
Pergunta Exploratória

Como nascem as plantas?

Expedição Investigativa

Visita a um viveiro de mudas de hortaliças para conhecer o processo de produção das mudas e os cuidados necessários com essas plantinhas.

Objetivos

Participar de situações de socialização para conhecer como nascem as plantas reconhecendo sua importância para desenvolver a sensibilização, a valorização e o respeito ao meio ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto será desenvolvido com a participação dos alunos, professora da turma, família, direção da escola, colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação) e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

O desenvolvimento do projeto será alicerçado pela interdisciplinaridade de conteúdos. Linguagem oral: oralidade, leitura com fonte de prazer, diferentes gêneros textuais, letras do alfabeto. Pensamento lógico-matemático: sequência numérica, classificação e seriação, espaço: em cima, embaixo, dentro, fora, frente, trás..., forma: tipo e tamanho, identificação das cores. Natureza e sociedade: meio ambiente, o desenvolvimento das plantas, cuidados com as plantas, convivência social, família, identidade (eu), escola, valores, espiritualidade (Deus). Artes visuais: desenho livre e orientado, exploração e manipulação de materiais como: tinta, papel, massinha de modelar, lápis..., Música: canções diversas, exploração, expressão de sons com a voz, com o corpo e com materiais sonoros diversos. Movimento: motricidade fina e ampla, psicomotricidade, brincadeiras, comunicação, expressão corporal, percepção e coordenação.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VÓ ALMA

Diretor
Ivanilde Severo Brustolin

Turma
Educação Infantil: Jardim A (integral/ turno manhã)

Número de alunos
13

Educadores
Luciane Glowacki

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
"A partir do projeto “Plantinhas: seres vivos” será possível uma aprendizagem significativa, curiosa, lúdica e prazerosa que oportunizará a vivência de valores como: a responsabilidade, o cuidado, o respeito e a valorização da natureza”.
Luciane Glowacki | Professor(a)