REINVENTANDO O NOSSO ESPAÇO ESCOLAR – Experimentando e aprendendo
“ “O projeto é muito importante, pois permite que a criança brinque e aprenda, através dos sentidos, trabalhando atividades pedagógicas, de forma lúdica.”
Daiane Moresco | responsável
Pergunta Exploratória
O que posso sentir ao cheirar, olhar, tocar, ouvir e saborear?
Expedição Investigativa
Espaço organizado, na sala, com experiências de ouvir (instrumentos musicais, sineta, apito, rádio), cheirar (perfume, sabonete, café, cebola), tocar (algodão, lixa, pedra, gelo), saborear (laranja, sal, açúcar, café, bombom), olhar (óculos, objetos coloridos, luzes).
Objetivos
Despertar e vivenciar ações que possibilitem o desenvolvimento integral, através de experiências significativas de aprendizagem, buscando a valorização, o encantamento e o incentivo à produção e consumo de produtos orgânicos, construindo a horta escolar, de maneira a estimular os órgãos dos sentidos (paladar, tato, olfato, visão e audição), a imaginação, a percepção e a sensibilidade.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos no projeto são os estudantes, os professores da turma e da escola, família e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Desenvolvimento da oralidade; expressão oral e corporal; socialização e interação com os colegas.
Arte: Dança; ritmo; dramatização; desenho; modelagem; música; artes visuais; artes plásticas.
Educação Física: Esquema corporal; motricidade ampla; lateralidade; freio inibitório; movimento; integração.
Matemática: Quantidades; formas e cores; seriação;
Sócio Histórico: Identidade; família; diferentes formas de diversidade (cultural, social e econômica); valores; Autoestima; Valorização e respeito ao outro.
Ciências da natureza: corpo humano; órgãos dos sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição) alimentação saudável; animais; plantas (verduras e hortaliças que são cultivadas na horta escolar).