Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

HORTA ESCOLAR: IMPORTÂNCIA DA MINHOCA “Estou gostando, gostei de saber sobre as minhocas. Pois lá no meu avó tem, mas elas estão escondidas por causa dos passarinhos.”
Letícia de Vargas Teixeira | aluno(a)
“Acho uma maneira bem interessante das crianças aprenderem mais sobre as minhocas, sobre o seu habitat e trabalhar a questão do lixo orgânico onde as minhocas transformam os restos de alimentos em adubo.”
Vanessa Vargas | responsável
Pergunta Exploratória

Como é a vida da minhoca?

Expedição Investigativa

Visita na horta.... quais os bichinhos tem na horta? O interesse surgiu em sala de aula, a partir de uma conversa sobre o que tem na horta, além das hortaliças. Quem conhece a minhoca?

Objetivos

Despertar, através da minhoca, a curiosidade e o interesse dos alunos pela vida dos animais e a sua relação com as pessoas.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, família, comunidade escolar e os apoiadores ( Emater)

Articulação com o currículo

Meio ambiente: seres vivos
Animais da Horta: minhoca
Músicas
Leitura e escrita
Alimentação
Grandezas, comparação, contagem
Motricidade ampla

ESTRATÉGIAS
- Histórias infantis
- Cantos, cantigas e brincadeiras.
- Exploração de diferentes materiais como: terra, minhoca, massinha de modelar;
- Filmes
- Confecção de minhocário
- Passeios


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VÓ ALMA

Diretor
Ivanilde Severo Brustolin

Turma
Educação Infantil: Jardim A

Número de alunos
19

Educadores
Luana Gorrosterrazú Webber

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
SMEC E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Nosso projeto foi muito enriquecedor, pois o assunto partiu deles, esse interesse tornou as aulas mais envolventes e motivadoras. O projeto nos trouxe novos aprendizados e trocas de conhecimento. Percebi que pelo fato deles saberem que estava aprendendo junto com eles, deixava-os mais motivados.”
Luana G. Webber | Professor(a)