“O ÁBACO COMO FERRAMENTA DE BRINCADEIRA E APRENDIZADO”
“ “Como aluno do 9º ano achei muito interessante a confecção do ábaco e as atividades envolvendo o sistema de numeração decimal. Esse trabalho proporcionará a integração e socialização com a turma 4º ano. Muito interessante aprender fazendo essas atividades práticas através da socialização e observação. Geralmente não gostamos de tarefas e atividades diferentes e fora do horário de aula, mas este projeto gostamos do início ao final. Saímos com grande aprendizado.”
Kerulyn Bianca Rech | aluno(a)
“ “Acredito que a escola é um lugar para construir prazerosamente o conhecimento e partindo deste pressuposto o projeto realizado pela turma do 9º ano vem de encontro a oportunizar atividades cognitivas e ao mesmo temo práticas que desafiam os educandos a construção, observação e socialização.”
Rosane Rech | responsável
Pergunta Exploratória
Por que calcular é importante para a vida?
Expedição Investigativa
Visitação ao Laboratório de Matemática da URI de Erechim – RS.
Objetivos
Confecção dos ábacos em casa com a ajuda da família, em seguida durante as aulas irão aprender a sua funcionalidade e utilização, ajudando a fixar as ordens e classes, para depois poderem repassar a outros alunos o conhecimento adquirido mostrando-lhes como funciona o ábaco.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto será desenvolvido com a participação dos alunos do 9º ano, professores, família, direção da escola, colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação), e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Português: Expressão oral; Pesquisa (origem do ábaco); Relatório. Geografia: Guerras Mundiais e as grandes inovações do século XX. História: As grandes inovações do século XX, como elas interferiram no cotidiano do ser humano e como as formas antigas de conhecimento ainda interferem e agregam conhecimentos na atualidade. Ciências: Utilização do ábaco nos cálculos de física e química.Arte: Pesquisar e retratar o uso do ábaco na construção de obras de arte que usaram cálculos matemáticos; A destruição da Igreja de Notre Dame Matemática: Operação fundamentais: adição e subtração; Aula expositiva para ajudar a perda da timidez; Brincadeira recreativa de resolução de cálculos. Educação Física: Trabalhar atividades de coordenação, cooperação que ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico; Criar brincadeiras utilizando as unidades, dezenas, centenas e unidade de milhar. Ensino Religioso: Criar uma história em quadrinhos.