Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“O ÁBACO COMO FERRAMENTA DE BRINCADEIRA E APRENDIZADO” “Como aluno do 9º ano achei muito interessante a confecção do ábaco e as atividades envolvendo o sistema de numeração decimal. Esse trabalho proporcionará a integração e socialização com a turma 4º ano. Muito interessante aprender fazendo essas atividades práticas através da socialização e observação. Geralmente não gostamos de tarefas e atividades diferentes e fora do horário de aula, mas este projeto gostamos do início ao final. Saímos com grande aprendizado.”
Kerulyn Bianca Rech | aluno(a)
“Acredito que a escola é um lugar para construir prazerosamente o conhecimento e partindo deste pressuposto o projeto realizado pela turma do 9º ano vem de encontro a oportunizar atividades cognitivas e ao mesmo temo práticas que desafiam os educandos a construção, observação e socialização.”
Rosane Rech | responsável
Pergunta Exploratória

Por que calcular é importante para a vida?

Expedição Investigativa

Visitação ao Laboratório de Matemática da URI de Erechim – RS.

Objetivos

Confecção dos ábacos em casa com a ajuda da família, em seguida durante as aulas irão aprender a sua funcionalidade e utilização, ajudando a fixar as ordens e classes, para depois poderem repassar a outros alunos o conhecimento adquirido mostrando-lhes como funciona o ábaco.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto será desenvolvido com a participação dos alunos do 9º ano, professores, família, direção da escola, colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação), e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Português: Expressão oral; Pesquisa (origem do ábaco); Relatório. Geografia: Guerras Mundiais e as grandes inovações do século XX. História: As grandes inovações do século XX, como elas interferiram no cotidiano do ser humano e como as formas antigas de conhecimento ainda interferem e agregam conhecimentos na atualidade. Ciências: Utilização do ábaco nos cálculos de física e química.Arte: Pesquisar e retratar o uso do ábaco na construção de obras de arte que usaram cálculos matemáticos; A destruição da Igreja de Notre Dame Matemática: Operação fundamentais: adição e subtração; Aula expositiva para ajudar a perda da timidez; Brincadeira recreativa de resolução de cálculos. Educação Física: Trabalhar atividades de coordenação, cooperação que ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico; Criar brincadeiras utilizando as unidades, dezenas, centenas e unidade de milhar. Ensino Religioso: Criar uma história em quadrinhos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Abril

Diretor
Simone Maria Scartazzini

Turma
9º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
17

Educadores
Genessi Webber

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
SMEC E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Após a confecção do ábaco pelos alunos do 9º ano, foi realizada uma aula expositiva com os alunos do 4º ano da escola, juntos terão a oportunidade de aprender a ordem dos números U, D, C, UM..., e sua localização posicional, bem como operações de adição e subtração com os mesmos. O objetivo é tornar mais fácil a transparência da habilidade com o sistema monetário ao nosso sistema de base 10. Desta forma, a proposta busca suprir deficiências com relação ao conteúdo do ensino da aritmética”.
Genessi Webber | Professor(a)