CONVIVENDO, BRINCANDO E APRENDENDO “Aprendizagem Lúdica: construção com a família”
“ “É legal jogar, aprender e estudar. Eu gosto muito quando a professora joga com nós”.
Laura de Basto Ferreira | aluno(a)
“ “Eu acho bom os alunos aprenderem com os jogos, porque em casa nem sempre temos tempo de jogar com eles”.
Mãe Carina Camargo | responsável
Pergunta Exploratória
Enquanto eu jogo, eu aprendo?
Expedição Investigativa
Circuito com jogos (memória, quebra cabeça, dominó, amarelinha, bingo).
Objetivos
Perceber como as brincadeiras e jogos são grandes aliados como recurso pedagógico, trazendo consigo o gosto pelo aprender.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos no desenvolvimento do projeto serão os professores da escola, os alunos do 2º ano do ensino fundamental, direção, pais, colaboradores e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Linguagem portuguesa: traçado de letras, encontro consonantais, tipos de letras, separação de sílabas, produção de texto.
Linguagem matemática: sequência numérica, pares e ímpares, antecessor e sucessor, adição e subtração, desafios, figuras geométricas.
História: contexto familiar, escola, comunidade.
Geografia: localização, espaço, tempo, comunidades.
Artes: desenho, cores, linhas.
Oficinas de jogos e brincadeiras; integração na turma; confecção de jogos e atividades com a família e a escola; brincadeiras dirigidas envolvendo o conteúdo.