Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CONVIVENDO, BRINCANDO E APRENDENDO “Gostei muito de poder mostrar onde eu moro e brincar com os meus coleguinhas na minha casa. Quero que eles voltem mais vezes. Adorei a visita dos meus colegas na minha casa, foi muito legal e divertido”.
Mirella da Silva Ramos | aluno(a)
“Fiquei muito feliz em receber os colegas da minha filha em minha casa, podendo mostrar um pouquinho das brincadeiras de minha infância. Foi muito bom voltar e relembrar aquele tempo em que brincava o dia inteiro sem preocupações e até sem brinquedos, pois tínhamos que brincar com os primos e irmãos em volta de casa, de casinha, pega-pega, subir em árvores, pernas de pau, inventava muitas brincadeiras que faltava tempo. Tenho saudades do tempo em que ser criança era simplesmente ser criança”.
Mãe: Joana Da Silva | responsável
Pergunta Exploratória

Brincando eu aprendo?

Expedição Investigativa

Visita à família de uma aluna para conversar sobre as brincadeiras que brincavam quando eram crianças. Aproveitar para aprender uma dessas brincadeiras e brincar com a família visitada.

Objetivos

Conhecer e resgatar brincadeiras folclóricas, participando de situações de socialização, vivenciando valores como respeito, cooperação, autoestima, através de um trabalho de alfabetização interdisciplinar, lúdico e prazeroso.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto será desenvolvido com a participação dos alunos 1º ano, professora da turma, família, direção da escola, colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação), e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

O desenvolvimento do projeto será alicerçado pela interdisciplinaridade de conteúdos. Linguagem escrita: conversa informativa, diferentes gêneros textuais, alfabeto, famílias silábicas simples, produção textual (palavras e frases), leitura. Matemática: número e quantidade, contagem, grandezas, formas geométricas, raciocínio lógico. Ciências, História, Geografia e Educação Física: brincadeiras, o ser humano (eu e o outro), noções de espaço e tempo, consciência corporal, lateralidade, coordenação motora, equilíbrio. Artes: desenho, pintura, recorte e colagem, dramatização. Ensino Religioso: valores (respeito, cooperação, compartilhar, autoestima, responsabilidade), convivência, espiritualidade (Deus).


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 11 DE ABRIL

Diretor
Simone Maria Scartazzini

Turma
1º ano Ensino Fundamental

Número de alunos
14

Educadores
Luciane Glowacki

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
Smecd e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Gisele Maria Tonin da Costa
“Para mim como educadora trabalhar a partir do Projeto “Convivendo, brincando e aprendendo” oportuniza uma aprendizagem mais significativa, prazerosa, lúdica e envolvente com resultados positivos no desenvolvimento e na alfabetização das crianças”.
Luciane Glowacki | Professor(a)