CONVIVENDO, BRINCANDO E APRENDENDO
“ “Gostei muito de poder mostrar onde eu moro e brincar com os meus coleguinhas na minha casa. Quero que eles voltem mais vezes. Adorei a visita dos meus colegas na minha casa, foi muito legal e divertido”.
Mirella da Silva Ramos | aluno(a)
“ “Fiquei muito feliz em receber os colegas da minha filha em minha casa, podendo mostrar um pouquinho das brincadeiras de minha infância. Foi muito bom voltar e relembrar aquele tempo em que brincava o dia inteiro sem preocupações e até sem brinquedos, pois tínhamos que brincar com os primos e irmãos em volta de casa, de casinha, pega-pega, subir em árvores, pernas de pau, inventava muitas brincadeiras que faltava tempo. Tenho saudades do tempo em que ser criança era simplesmente ser criança”.
Mãe: Joana Da Silva | responsável
Pergunta Exploratória
Brincando eu aprendo?
Expedição Investigativa
Visita à família de uma aluna para conversar sobre as brincadeiras que brincavam quando eram crianças. Aproveitar para aprender uma dessas brincadeiras e brincar com a família visitada.
Objetivos
Conhecer e resgatar brincadeiras folclóricas, participando de situações de socialização, vivenciando valores como respeito, cooperação, autoestima, através de um trabalho de alfabetização interdisciplinar, lúdico e prazeroso.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto será desenvolvido com a participação dos alunos 1º ano, professora da turma, família, direção da escola, colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação), e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
O desenvolvimento do projeto será alicerçado pela interdisciplinaridade de conteúdos. Linguagem escrita: conversa informativa, diferentes gêneros textuais, alfabeto, famílias silábicas simples, produção textual (palavras e frases), leitura. Matemática: número e quantidade, contagem, grandezas, formas geométricas, raciocínio lógico. Ciências, História, Geografia e Educação Física: brincadeiras, o ser humano (eu e o outro), noções de espaço e tempo, consciência corporal, lateralidade, coordenação motora, equilíbrio. Artes: desenho, pintura, recorte e colagem, dramatização. Ensino Religioso: valores (respeito, cooperação, compartilhar, autoestima, responsabilidade), convivência, espiritualidade (Deus).