FAMÍLIA E ESCOLA
“ Eu gostei muito do projeto, porque minha mãe leu livros comigo e ficou mais perto de mim.
João Pedro | aluno(a)
“ Fiquei muito feliz com o projeto, agradeço a professora porque a leitura do meu filho melhorou muito e ficamos mais próximos. Parabéns!
Alcina Ferreira | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a abelha que queria ser rainha?
Expedição Investigativa
Iniciamos nossa expedição com a história “A ABELHA QUE QUERIA SER RAINHA” após a leitura fizemos uma roda de conversa e criamos uma lista de tudo o que vimos, desenhamos e criamos um acrostico com a palavra ABELHA. Vimos que a abelha Zumzum era teimosa e convencida e nós? Ilustramos e escrevemos a nossa família e onde trabalham, por fim registramos e ilustramos o que mais gostamos na expedição.
Objetivos
• Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
• Estimular o crescimento do aluno, fortalecendo sua autoestima e potencializando as relações afetivas na família;
• Enfatizar a importância do diálogo dentro do ambiente escolar e familiar;
• Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
• Levar as famílias a fazer uma revisão de valores de forma que adotem atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação para com as crianças;
• Estreitar as relações entre a família e a escola.
• Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, funcionários, conselheiras tutelares.
Articulação com o currículo
Leitura: ler e interpretar, leitura de diferentes gêneros e diferentes contos
Escrita: produção de texto,
Oralidade: Desenvolver a expressão oral, defender pontos de vista e argumentação.
2) Produção coletiva do texto: após ouvir as histórias, fazer as perguntas que acharem convenientes para conhecer melhor as histórias, os alunos farão a primeira produção textual. A ideia é que a turma, “carregada” de cultura e informações, possa criar sua versão do conto maravilhoso coletivo. À medida que os alunos forem criando o conto, haverá necessidade de fazer as intervenções cabíveis, bem como a digitação do conto no computador e que estará sendo simultaneamente projetado na lousa (Datashow)Após essa primeira escrita, o texto será compartilhado por meio de leitura para aperfeiçoá-lo e chegar à versão final.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao terminar a expedição fomos escolher o tema do projeto onde teve várias sugestões, e através de votação ficou escolhido o tema família e escola.