“MATÉRIA E ENERGIA: DIA E NOITE”
Pergunta Exploratória
- O que vemos nesse espaço?
Expedição Investigativa
- Expedição no Pátio da Escola para observar o céu, tudo que existe ali. A expedição aconteceu em torno das 16:00. A observação foi realizada à olho nu.
Observaram as nuvens…a luz, o sol, os pássaros. Por que as estrelas não brilham de dia?
Objetivos
- Conhecer os movimentos da Terra, e como se formam o dia e a noite.
Comunidade de Aprendizagem
- Sala de aula, foram feitos os registros.
- Formação da ponteira do lápis com abelha.
- Criação de um binóculo, para despertar os sentidos da observação.
- Noite com a família: observar durante uma noite, através do telescópio, as estrelas e os planetas.
- Manipulação do aparelho (ver o aparelho)
- Entrevista com familiar (ou uma outra pessoa) sobre o que se vê no céu.
- Atividade com Professora Emilene (Professora de Física): Aula sobre Planetas (Como se formam? Nome?)
Articulação com o currículo
- Pontos cardeais; Dia e Noite; Movimentos de Rotação e Translação.
- Horas.
- Planetas;
- Estudo da obra “Noite Estrelada” – Van Gogh – com releitura.
- Estudo dos cinco sentidos.
- Arco-íris (cores e prismas)