Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“COMPONENTES NATURAIS E CONSTRUÍDOS”
Pergunta Exploratória

O que vemos nesse lugar?

Expedição Investigativa

- Visita ao Rio Morangueira para encontrar os componentes construídos e naturais.
- Registro: Fotografia e anotações.

Objetivos

Identificar os componentes naturais e construídos presentes no ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

- Abelha está indo para casa
- Trabalho com a Abelha como símbolo do cooperativismo
- Produção de Kit de Expedição Investigação (Sacola, Caderneta, Lápis, Lupa, Binóculo, boné…)
- Produção de uma história coletiva (trabalho com parágrafos, início, meio e fim)
- Análise da água – Parceria com CORSAN.
- Visita ao ECOPONTO (reutilização e aproveitamento).

Articulação com o currículo

- Componentes construídos e a forma como são descartados.
- Componentes Naturais: água, ar, luz, terra, árvores.
- Luz Solar e formação das sombras.
- Plantas Nativas
- Plantas Cultivadas
- Dia do Meio Ambiente: Poluição.
- Consumismo
- Produção de textos coletivos.
- Árvores: o pulmão do ar.


Ficha Técnica
Escola
Colégio Dom Hermeto

Turma
2º Ano do Ensino Fundamental

Número de alunos
25

Educadores
- Professora Taísa Bonfanti

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três de Maio

Cooperativa
SICREDI NOROESTE RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES DE MAIO

Apoiadores
- Colégio Dom Hermeto
- Professora Betine Korb
- Professora Caroline Feron
- Professora Taíse Roberti
- Professora Denise Porsh
- Professora Geórgia.

- O projeto ressalta a importância da cultura local de preservação e cuidado com a natureza. Mais do que conhecer é preciso cuidar!