“COMPONENTES NATURAIS E CONSTRUÍDOS”
Pergunta Exploratória
O que vemos nesse lugar?
Expedição Investigativa
- Visita ao Rio Morangueira para encontrar os componentes construídos e naturais.
- Registro: Fotografia e anotações.
Objetivos
Identificar os componentes naturais e construídos presentes no ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
- Abelha está indo para casa
- Trabalho com a Abelha como símbolo do cooperativismo
- Produção de Kit de Expedição Investigação (Sacola, Caderneta, Lápis, Lupa, Binóculo, boné…)
- Produção de uma história coletiva (trabalho com parágrafos, início, meio e fim)
- Análise da água – Parceria com CORSAN.
- Visita ao ECOPONTO (reutilização e aproveitamento).
Articulação com o currículo
- Componentes construídos e a forma como são descartados.
- Componentes Naturais: água, ar, luz, terra, árvores.
- Luz Solar e formação das sombras.
- Plantas Nativas
- Plantas Cultivadas
- Dia do Meio Ambiente: Poluição.
- Consumismo
- Produção de textos coletivos.
- Árvores: o pulmão do ar.