CANTIGAS DE RODA
“ As cantigas de roda integram as crianças, envolvendo música e brincadeira. É um resgate das brincadeiras antigas, sem necessidade de muito recurso. Acredito
que na fase dos dois anos de idade isso contribui para a interação social com as demais crianças, auxiliando na coordenação motora e estímulo do vocabulário.”
Solange Minnikel - Mãe | responsável
Pergunta Exploratória
Por que a música nos contagia?
Expedição Investigativa
Na sala de aula.
Objetivos
Desenvolver e proporcionar uma aprendizagem na qual a criança, além de ouvir e cantar, possa desenvolver suas expressões e sua oralidade.
Comunidade de Aprendizagem
Foi feita em sala de aula com a participação da Professora Ursale Henschel que cantou com as crianças utilizando um instrumento musical a gaita de 80 baixos.
Articulação com o currículo
Eixo Corpo e Movimento: movimento na ação dramática na relação com linguagem musical fontes sonoras, tempo, espaço e ritmo. Gênero musical- natural /corporal e da natureza e cultural/artificial. Músicas Infantis, música popular, regional, folclórica, de raízes, clássica, entre outras. Elementos que compõem o som: altura (grave, médio e agudo);
Eixo Intercomunicação e Linguagens: momento da prática de diferentes gêneros discursivos: música pelo educador leitor/leitura compartilha (educador/aluno, aluno/aluno) pelo o educador.