É brincando que se faz amigos
“ Bah, professor! Eu nem sabia que era tão legal essas brincadeiras que a minha vó ensinou!
Gabriel Marcante | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que se pode fazer na hora do recreio se não podemos correr e nem gritar?
Expedição Investigativa
Com auxílio de tablets os alunos distribuídos em grupos registraram o que o restante dos alunos do turno da tarde da escola faziam durante o recreio, pois todos os dias tinham alunos machucados e ou, envolvidos em conflitos. Pesquisa com a família sobre o que os pais e ou responsáveis faziam durante o recreio, quando do seu período escolar.
Objetivos
Resgatar brincadeiras antigas que promovam o brincar de forma coletiva, visando diminuir os conflitos e acidentes durante o recreio.
Comunidade de Aprendizagem
Inicialmente as turmas 41 e 42, 4°s anos do turno da tarde da escola Vila São Jorge.
Articulação com o currículo
Trabalhar valores como amizade, respeito e coletividade, bem como resgate dos laços familiares. Reciclagem de materiais na confecção de brinquedos. Criatividade e habilidades manuais para confecção. Pesquisa sobre a história e origem dos brinquedos confeccionados. Produção textual a partir das experiencias vivenciadas, bem como produção de cartazes e reflexões sobre a importância do brincar coletivamente e a diferença dos brinquedos atuais (individuais e virtuais). Escalas e unidades de medidas para confeccionar os brinquedos.