Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Química no cotidiano
Pergunta Exploratória

Onde está a química na nossa vida?

Expedição Investigativa

Unir teoria a prática e visualizar algo que muitas vezes é desconhecido ou que passa despercebido aos nossos olhos é extremamente importante para a disciplina de ciências, especialmente para a química. Com essa ideia a turma do 9º ano da EMEB Seomar Mainardi , juntamente com a professora Mariléia Ferraz Ceretta, visitou o laboratório de química da UNISC onde teve diversas aulas práticas, coordenadas pelo professor Wolmar Severo. Na oportunidade, os mesmos tiveram o contato com substâncias diversas e observaram os efeitos de reações químicas. Com isso, no retorno a escola, os alunos tiveram que desenvolver uma pesquisa e reproduzir um pouco do que viram através da construção de moléculas de produtos que fazem parte de nosso cotidiano e que por vezes, passam desapercebidas do nosso conhecimento.

Objetivos

- Estimular o gosto pela química.
- Entender que a química está presente na vida das pessoas.
- Unir teoria e prática.
- Vivenciar a química dentro de um laboratório.

Comunidade de Aprendizagem

Turma do 9º ano.

Articulação com o currículo

O projeto articula-se com a nova proposta da Base Nacional Comum Curricular na sua competência geral de número s 1, 2 e 8, as quais tratam do conhecimento, do pensamento científico, crítico e criativo e do autoconhecimento e autocuidado. Desta forma, procura articular ciência, vivência e aprendizado.


Ficha Técnica
Escola
EMEB SEOMAR MAINARDI

Diretor
DAÍS LIBRELOTTO

Turma
9º ANO

Número de alunos
17

Educadores
PROFESSORA MARILÉIA FERRAZ CERETTA

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sobradinho

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
SMECDT SOBRADINHO
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC

Assessoria Pedagógica
Cristiane Biscaino
A química é considerada pelos alunos uma disciplina difícil e inimaginável. Porém, mostrar aos alunos de forma prática que esta disciplina está presente desde a nossa constituição orgânica até a nossa vivência torna prazerosa o seu conhecimento concreto a sua aprendizagem. Assim, é de grande valia as expedições investigativas em ambientes que nos mostram o verdadeiro sentido do aprender essa disciplina e desenvolver atividades de construção e pesquisa faz com que o aluno busque e se interesse mais pelo assunto estudado.
Mariléia Ferraz Ceretta | Professor(a)