Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CONHECENDO AS CÉLULAS
Pergunta Exploratória

Como podemos visualizar os tipos celular de uma forma criativa?

Expedição Investigativa

A ciência microscópica é sempre uma parte da disciplina em que o aluno precisa imaginar como é a sua constituição. Desta forma, foi proposto aos alunos do 8º ano uma pesquisa sobre os tipos celulares e suas estruturas. Em seguida, os mesmos tiveram que construir de forma criativa o resultado da pesquisa. Assim, o conhecimento torna-se de imaginário a real e concreto.

Objetivos

- Instigar a imaginação e a criatividade dos alunos.
- Entender a compreensão dos tipos celulares.
- Introduzir o conceito de citologia de forma divertida.

Comunidade de Aprendizagem

Turma do 8º ano.

Articulação com o currículo

O projeto articula-se com as novas metodologias da BNCC em suas competências 1, 2 e 8 onde entende-se que o conhecimento, o pensamento científico, crítico e criativo, o autoconhecimento e o autocuidado devem exercitar a curiosidade e utilizar a ciência com criatividade e criticidade, buscando conhecer-se, compreender-se e apropriar-se.


Ficha Técnica
Escola
EMEB SEOMAR MAINARDI

Diretor
DAIS LIBRELOTTO

Turma
8º ANO

Número de alunos
24

Educadores
PROFESSORA MARILÉIA FERRAZ CERETTA

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sobradinho

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
DIRETORA DAIS LIBRELOTTO

Assessoria Pedagógica
Cristiane Biscaino
O conhecimento e a imaginação devem fazer-se presente na ciência, principalmente quando fala-se em estruturas ou seres microscópicos. Possibilitar que os alunos pesquisem sobre sua organização corporal e dos outros seres desencadeia um processo de curiosidade e criatividade que podem ser traduzidos em atividades práticas e divertidas. Desta forma, o conhecimento é visualizado concretamente e compreendido de forma integral.
Mariléia Ferraz Ceretta | Professor(a)