Doces Sensações
“ “Participar de algo que fará bem ao meu filho e a muitas outras crianças é muito especial. Contribuir para a construção do Jardim Sensorial foi muito gratificante. Apesar do trabalho, a recompensa foi maravilhosa. Ver o sorriso e a alegria de todos com o projeto, motiva a sempre a estar neste meio, auxiliando na execução de projetos, visando o bem das nossas crianças”
Meline de Freitas Hartmann | responsável
Pergunta Exploratória
Como vamos realizar a estimulação sensório motor dos bebês?
Expedição Investigativa
A expedição teve início em sala de aula e nas demais dependências do CMEI, onde foram observados os espaços que possibilitam a exploração por parte dos alunos da turma. Na falta de um espaço especifico, percebemos a necessidade de construir um espaço para a estimulação sensorial dos bebês, com elementos diversos que propiciem diferentes sensações e o conhecimento do próprio corpo.
Objetivos
Este projeto tem como objetivo, a ampliação de possibilidades de trabalho com atividades sensoriais no Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Rubens Borkoski, com a realização de diferentes atividades de estimulação sensório-motor, exploração tátil, olfativa, gustativa, auditiva e ocular, mobilização dos familiares dos alunos com atividades intergeracionais que tratam da importância da estimulação sensorial precoce e, consequentemente a idealização e construção de um jardim sensorial como um espaço de exploração e aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
Percebemos a necessidade de contar com um espaço específico para o desenvolvimento de algumas atividades sensório-motoras, com isso surgiu a ideia da construção do jardim sensorial contemplando todos os sentidos e as sensações obtidas através do contato com a pele.
Estabelecemos parcerias com empresas, pais e funcionários do Cmei, que viabilizaram a estruturação e construção do jardim sensorial e a revitalização do jardim externo do CMEI. Participamos de capacitação que tratava do tema jardinagem e cuidados com as plantas, no Viveiro de Mudas de Porto Amazonas onde buscamos conhecer plantas e demais elementos que poderíamos utilizar neste ambiente, possibilitando a aprendizagem por meio da experimentação através dos sentidos. O jardim sensorial possibilita a realização de atividades sensoriais com os alunos de todas as faixas etárias contempladas pelo CMEI.
Articulação com o currículo
Foram desenvolvidas diversas atividades de estimulação sensório-motor, exploração tátil, olfativa, gustativa, auditiva e ocular, afinal é através dos sentidos que os bebês descobrem o mundo. Para a realização de tais atividades observamos a proposta curricular, os eixos contemplados e as expectativas de aprendizagem da referida turma, diante deste conhecimento foram desenvolvidas diversas atividades entre as quais:
Estimulação e degustação do quente e do frio azedo, amargo, doce e salgado.
Observação e exploração de livros e brinquedos com diversas texturas e imagens.
Passeio na escola e contato com a grama.
Pintura.
Estimulação olfativa, por meio de diversos aromas.
Manipulação de fantoches e dedoches.
Passeio pelo CMEI observando e dialogando sobre a paisagem.
Exploração de caixas de ovo, lixa, algodão e tapete sensorial.
Manipulação de peças de madeira, de plástico, tecidos, plástico bolha.
Degustação de frutas.
Estimulação auditiva com sons da natureza.