Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Doces Sensações “Participar de algo que fará bem ao meu filho e a muitas outras crianças é muito especial. Contribuir para a construção do Jardim Sensorial foi muito gratificante. Apesar do trabalho, a recompensa foi maravilhosa. Ver o sorriso e a alegria de todos com o projeto, motiva a sempre a estar neste meio, auxiliando na execução de projetos, visando o bem das nossas crianças”
Meline de Freitas Hartmann | responsável
Pergunta Exploratória

Como vamos realizar a estimulação sensório motor dos bebês?

Expedição Investigativa

A expedição teve início em sala de aula e nas demais dependências do CMEI, onde foram observados os espaços que possibilitam a exploração por parte dos alunos da turma. Na falta de um espaço especifico, percebemos a necessidade de construir um espaço para a estimulação sensorial dos bebês, com elementos diversos que propiciem diferentes sensações e o conhecimento do próprio corpo.

Objetivos

Este projeto tem como objetivo, a ampliação de possibilidades de trabalho com atividades sensoriais no Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Rubens Borkoski, com a realização de diferentes atividades de estimulação sensório-motor, exploração tátil, olfativa, gustativa, auditiva e ocular, mobilização dos familiares dos alunos com atividades intergeracionais que tratam da importância da estimulação sensorial precoce e, consequentemente a idealização e construção de um jardim sensorial como um espaço de exploração e aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Percebemos a necessidade de contar com um espaço específico para o desenvolvimento de algumas atividades sensório-motoras, com isso surgiu a ideia da construção do jardim sensorial contemplando todos os sentidos e as sensações obtidas através do contato com a pele.
Estabelecemos parcerias com empresas, pais e funcionários do Cmei, que viabilizaram a estruturação e construção do jardim sensorial e a revitalização do jardim externo do CMEI. Participamos de capacitação que tratava do tema jardinagem e cuidados com as plantas, no Viveiro de Mudas de Porto Amazonas onde buscamos conhecer plantas e demais elementos que poderíamos utilizar neste ambiente, possibilitando a aprendizagem por meio da experimentação através dos sentidos. O jardim sensorial possibilita a realização de atividades sensoriais com os alunos de todas as faixas etárias contempladas pelo CMEI.

Articulação com o currículo

Foram desenvolvidas diversas atividades de estimulação sensório-motor, exploração tátil, olfativa, gustativa, auditiva e ocular, afinal é através dos sentidos que os bebês descobrem o mundo. Para a realização de tais atividades observamos a proposta curricular, os eixos contemplados e as expectativas de aprendizagem da referida turma, diante deste conhecimento foram desenvolvidas diversas atividades entre as quais:
Estimulação e degustação do quente e do frio azedo, amargo, doce e salgado.
Observação e exploração de livros e brinquedos com diversas texturas e imagens.
Passeio na escola e contato com a grama.
Pintura.
Estimulação olfativa, por meio de diversos aromas.
Manipulação de fantoches e dedoches.
Passeio pelo CMEI observando e dialogando sobre a paisagem.
Exploração de caixas de ovo, lixa, algodão e tapete sensorial.
Manipulação de peças de madeira, de plástico, tecidos, plástico bolha.
Degustação de frutas.
Estimulação auditiva com sons da natureza.


Ficha Técnica
Escola
CMEI Vereador Rubens Borkoski

Turma
Creche I B

Número de alunos
12

Educadores
Danieli Zwiegicoski e Alessandra Scolimoski

Estado
Paraná

Município
Palmeira

Cooperativa
SICREDI CAMPOS GERAIS PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PALMEIRA

Apoiadores
Programa União faz a vida, pais colaboradores, D. Bárbara de Oliveira, Viveiro de Porto Amazonas, Baston Aerossol, Floricultura Imperatriz, Celeiro Materiais de Construção, Agropecuária Ipê Amarelo, Claumec, Claumad, Comercial Catuay, Intec, Auto elétrica Faísca, Radikal Motos, Agropecuária Passoni, DK Máquinas Agrícolas.

“Para mim, desenvolver este projeto foi uma forma de expressar sentimentos, encontrar parceiros e, promover a cooperação entre todas as partes envolvidas. Sinto imensa gratidão pela proporção que este trabalho tomou e orgulho ao ver o espaço que vai contribuir para as atividades pedagógicas de forma permanente, sendo um recurso a mais quando se pensar em buscar atividades que contemplem a área sensorial. ”