Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O Sapo Lambão e os Cinco Sentidos.
Pergunta Exploratória

O que é sentido? O que são órgãos?

Expedição Investigativa

Por meio da história do Sapo Lambão, foi possível perceber que as crianças demonstraram interesse em compreender a relação dos órgãos dos sentidos e suas respectivas funções, no dia 05 de outubro saímos no pátio da Escola Municipal José Evaristo, observando cada detalhe que havia naquele local: sons, cores, texturas, flores, ervas, e as crianças demonstraram muitas curiosidade pelos cheiros e sons.

Objetivos

Conhecer os órgãos dos sentidos e suas funções através de formas lúdicas e escrita.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, família, comunidade escolar

Articulação com o currículo

O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas:
Linguagem oral e escrita: contar histórias, vogais, linguagem e alfabeto.
Artes: pintura, cores, recorte e colagem e modelagem.
Matemática: números, noções de espessura, quantidade.
Movimento e Música: coordenação motora; expressão corporal; participação em jogos, brincadeiras que envolvam a dança e a música;
Natureza e sociedade: conhecimento do corpo humano e dos órgãos dos sentidos.
Identidade e autonomia: higiene com o corpo e saúde, a construção e a vivencia de atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi realizada em uma roda de conversa com os alunos, através da leitura do livro O Sapo Lambão, as crianças decidiram que o tema seria O Sapo Lambão e os Cincos Sentidos.

Ficha Técnica
Escola
E.M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Schiavinato

Turma
Pré II B, D, E

Número de alunos
52

Educadores
Elenice da Silva, Lucimeire de Souza Costa, Luzinete Conceição da Silva.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Alunos, família, comunidade escolar

Assessoria Pedagógica
Cristiane Otilia Colossi
Observamos que houve uma aprendizagem cooperativa, pois os alunos decidiram o tema, sugeriram atividades e trouxeram materiais diversos para serem explorados juntos, colaborando para o avanço da construção de aprendizagens dos colegas que estavam menos aptos na percepção dos sentidos estudados, assim compreenderam e relacionaram cada órgão do sentido a sua função conhecendo melhor seu próprio corpo.
Elenice da Silva, Lucimeire de Souza Costa, Luzinete Conceição da Silva | Professor(a)