Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Passeio no Sítio
Pergunta Exploratória

De que é feito o queijo?

Expedição Investigativa

No Segundo Semestre, visita ao sítio do Sr. Pedro e dona Nair, que são avôs da Isabella aluna do Pré II A na comunidade Santa Rosa no município de Araputanga. Após introduzir a consoante Q a partir da palavra QUEIJO, em seguida passamos a uma conversa informal e os alunos falaram outras palavras com a consoante Q, em seguida veio de um aluno a pergunta: como é feito o queijo? E surgiram várias respostas. Uns falaram que era do leite da vaca, outro falou que era feito na Lacbom, outro disse que tinha no mercado para vender. Dando sequência na conversa a aluna Isabella disse que a sua vó faz queijo e que ela quando está no sítio ajuda a sua vó fazer os queijos. Então surgiu a curiosidade entre os alunos em ver como faz o queijo. Foi nesse momento que a aluna Isabella disse que seu avô tira leite das vacas, e que lá ele tinha pintinhos, galinha no ninho botando ovos e chocando, cavalos....

Objetivos

A sequência de atividades desenvolvidas teve como objetivo geral introduzir, trabalhar e consolidar a letra Q (grafema/fonema/escrita). E também compreender o processo de fabricação do queijo. E ainda propor ações que permitam as crianças saberem classificar os animais, definir suas principais características, sua utilidade, comparando diferenças e semelhanças através da observação. Bem como desenvolver o espírito investigativo nas crianças

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, funcionários da escola, e também com o apoio especial do Sr. Pedro e dona Nair.

Articulação com o currículo

Identidade e Autonomia
Cooperação e solidariedade;
Brincadeiras de faz-de-conta;
Uso da imaginação e da criatividade;
Formas de movimento como: andar, correr, pular, rastejar, nadar;
Linguagens Oral e Escrita
Gêneros textuais;
Percepção visual e auditiva;
Matemática
Conjuntos;
Noções de quantidade e escrita dos numerais
Relação espaço – tempo;
Elementos e correspondência;
Pensamento lógico;
Conceitos matemáticos: maior e menor, alto e baixo, igual e diferente, número, classificação e sequenciação;
Natureza e Sociedade
Animais, seus filhotes e sua moradia;
Alimentos de origem animal;
Cuidando do ambiente.
Seres vivos e seres não vivos.
Animais domésticos, silvestres e selvagens;
Área rural e área urbana.
Música
Cantigas de rodas;
Músicas infantis;
Literatura Infantil.
Artes Visuais
Criação de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
Ilustrações;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi feita pela manifestação dos alunos.

Ficha Técnica
Escola
E.M. Rodolfo Trechaud Curvo

Diretor
Maria Aparecida Domingos

Turma
Pré II A

Número de alunos
18

Educadores
Profª. Esp. Ana Lúcia Ferreira Chaves

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
As ações desenvolvidas no decorrer do projeto contaram com o apoio de alunos, pais, funcionários da escola, e também com o apoio especial do Sr. Pedro e dona Nair.

Assessoria Pedagógica
Cristiane Otilia Colosssi
É importante trabalhar com a expedição investigativa na escola, desde a Educação Infantil, pois nesse espaço de troca de informações é importante tanto para sua formação como atribui um sentido dinâmico, atraente e consolidado para sua aprendizagem. E através das atividades propostas no decorrer do projeto os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o contato com alguns animais domésticos e observar as características de cada um deles.
Profª. Esp. Ana Lúcia Ferreira Chaves | Professor(a)