Formas e Sabores: frutas e legumes
Pergunta Exploratória
Este eu não gosto, Qual o sabor? A fruta é gostosa?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no dia quatorze de Setembro no Sítio do Barrerão de propriedade da Senhora Vó do Aluno Antônio , onde as crianças puderam observar o plantio de frutas laranja, cana, jabuticaba, manga e uma pequena horta. Plantas, árvores de várias espécies e acariciar e observar alguns animais, inclusive a degustação de algumas frutas. Neste contexto surge a curiosidade sobre as cores ,formas e sabores das frutas e legumes .
Objetivos
O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais;
Articulação com o currículo
Natureza e sociedade:
A importância de termos uma alimentação saudável;
Alimentos naturais e alimentos industrializados;
Características de alguns alimentos;
A diferença entre alimentos saudáveis e alimentos pouco saudáveis;
Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo;
Os benefícios de uma alimentação saudável;
Os sentidos, tato, olfato, paladar, visão e audição;
Língua portuguesa:
Ampliação do vocabulário;
Narração de histórias;
Interpretação de cenas;
Associação de figuras e letras;
Matemática:
Números naturais de 0 a 05;
Formas geométricas;
Noções matemáticas, muito/ pouco, cheio/ vazio, perto/ longe, em cima/ em baixo;
Jogo de memória;
Movimento:
Motricidade ampla, fina, vasimotora, auditiva, visual e tátil;
Formação Religiosa:
Valorização dos alimentos, agradecendo a Deus por tê-lo, enquanto muitos não os têm;
Música e Artes:
Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança ou a improvisação musical;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi feita após a visita no Sítio do Barrerão e assim que retornamos na sala de aula, fiz algumas perguntas para os alunos , pedi para que eles realizassem uma ilustração sobre a expedição investigativa, e nesta etapa observamos que a maioria dos alunos desenharam frutas vistas no pomar e alguns legumes vistos na horta. Comentavam durante o desenho sobre as cores e sabores das frutas degustadas.