Sentindo na Pele
“ Com o projeto Sentindo na Pele eu aprendi que não se deve zombar de uma pessoa deficiente mesmo sendo familiar. Se coloque no lugar dele (a).
É ruim ser deficiente e fazer bullying com aquela pessoa, mesmo sendo cadeirante, cego ou muletante.
Brenda | aluno(a)
“ O projeto Sentindo na pele serviu para ajudar as crianças e conscientizá-las como é ter que aprender as coisas diante das dificuldades, aprenderam que uma pessoa com deficiência pode ter vida normal dentro dos padrões de vida deles. Para mim, quando o Léo fraturou o braço tivemos que adaptar algumas rotinas em casa: horário de banho, auxílio para se vestir, a forma de escrever, o modo de dormir. Mas sempre tentei tratá-lo do mesmo jeito, falando para ele que era capaz de fazer suas atividades, foi uma experiência boa para mim porque consegui entender mais o que muitas pessoas passam continuamente em suas vidas.
Fabiane Brasil da Silva ( mãe do Léo) | responsável
Pergunta Exploratória
Como as pessoas com "deficiência física" se sentem e se movimentam?
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu na própria sala de aula quando o aluno Leonardo quebrou o braço e surgiu a curiosidade nos colegas. Investigar como o colega se sentia ao estar limitado nos movimentos foi a primeira curiosidade da turma.
Objetivos
Responder os seguintes questionamentos dos alunos:
- É bom ser um deficiente físico?
- Será que dá para tomar banho?
- A parte do corpo machucada, coça?
- Como se vestir?
- O que acontece com a parte do corpo machucada?
- Como colocar uma parte do corpo quebrada no lugar?
- Pessoas com deficiência física sempre dependem de outra pessoa?
- Como conhecemos nosso corpo?
- Nossa escola está apta a receber deficientes físicos sem problemas?
-Como nos colocar no lugar do outro?
- Onde se consegue equipamentos para pessoas com deficiência física?
- Como reage o corpo humano com alguma deficiência?
Comunidade de Aprendizagem
alunos, pais, colegas educadoras.
Articulação com o currículo
As atividades realizadas foram: simulações de situações de deficiência física, observar o gesso por dentro, contação de histórias, brincadeiras. Compreende:Leitura e interpretação, estudo do corpo humano, valores, desenvolvimento de pesquisa.