Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2019 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Em Araputanga tem orfanato?
Pergunta Exploratória

Em Araputanga, tem orfanato?

Expedição Investigativa

Rosimar Evangelista Dos Santos.

Objetivos

Conhecer o abrigo de Araputanga.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais e comunidade escolar, Abrigo Flor de Acácia;

Articulação com o currículo

As atividades foram concretizadas de forma interdisciplinar abrangendo os conteúdos como; pesquisa no dicionário e internet, análise do filme “A bailarina”, entrevista com a assistente social do abrigo. Recorte e colagem. Textos informativos. Os alunos iniciaram uma campanha de doação (alimentos, roupas, brinquedos) para as crianças do lar. Assim, através de ações diárias, tentei realizar situações que os levassem a desenvolver relações de amizade, para a construção do respeito, partilha e coleguismo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi feita a partir do questionamento da aluna Sara, ao querer saber se em Araputanga tinha orfanato. Ao comentar sobre o assunto surgiram várias respostas entre os alunos. Então, veio a ideia de pesquisarmos a diferença de orfanato e abrigo e visitarmos a casa Flor de Acácia.

Ficha Técnica
Escola
E.M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Leandro Schiavinato

Turma
4º Ano

Número de alunos
21

Educadores
Rosimar Evangelista Dos Santos

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Alunos, pais e comunidade escolar

Assessoria Pedagógica
Cristiane Otílio Colosso
Neste projeto foi trabalhado significado da palavra solidariedade e levantado alguns questionamentos às crianças como: o que é solidariedade para você, quais as possibilidades de praticá-la, e o que pode acontecer quando alguém não é solidário.
Quando os alunos se organizaram para o início da campanha, pude perceber o quanto aprenderam sobre solidariedade e como se prepararam para receber as crianças no dia de lazer (dia das crianças). Os demonstraram muita maturidade para o acolhimento. Tinha músicas, brincadeiras, jogos, etc. Teve muita interação, união e carinho entre eles.
.
Rosimar Evangelista Dos Santos. | Professor(a)