O Mar
Pergunta Exploratória
Que animal e esse?
Expedição Investigativa
A expedição se iniciou na sala de aula, ao montar o painel do fundo do mar com os alunos, eles observaram várias espécies de animais, notaram que eram bem coloridos. Na biblioteca assistiram um filme infantil sobre o fundo do mar, Nemo e folhearam livros sobre o tema, onde puderam ver o habitat dos animais aquático.
Construímos um painel com os peixes, com objetivo de trabalhar a escrita do nome, cada peixe tinha o nome do aluno e o mesmo teria os cuidados de preservar o peixinho. Com painel, a rotina da sala era: cantar a música, “Se eu fosse um peixinho “, trabalhar as cores, escrita do nome, habitat dos animais. Por último, com a colaboração da coordenadora local, trouxe um aquário para a sala, todos ficaram encantados, aprenderam como cuidar e alimentar um peixe
Objetivos
Ampliar e vivenciar experiências para instigar a curiosidade dos alunos em saber como são os animais que vive no mar, e a construção da aprendizagem do próprio nome na educação infantil.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora, comunidade escolar;
Articulação com o currículo
ALINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Uso da linguagem oral para conversar e para expressar desejos e necessidades. Contar e recontar histórias conhecidas; Elaboração de perguntas e resposta dentro do contexto; Estimular a partição que envolva o seu ponto de vista; Discriminação e identificação de letras e outros símbolos; Letra inicial do nome; Identificação e escrita da vogal a;
MÚSICA: Reconhecimento e utilização das diferentes características de sons; antigas de rodas e infantis;
MATEMÁTICA: Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações necessárias. Discriminação visual; Cores e formas; Semelhanças / diferença;
Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral (muito; pouco, mais; menos, nenhum, cheio; vazio); Identificação oral e escrita numérica e convencional de 1; Marcação do tempo por meio de calendário.
ARTES VISUAIS: Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagem a partir do seu próprio repertório; Pinturas;
NATUREZA E SOCIEDADE: Eu: Minha história; Família...
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Diálogo com os alunos sobre os animais aquáticos e sobre projeto.