Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

ÁRVORE Devemos cuidar da natureza preservar o meio Ambiente para a natureza não morrer.
Layssa de Oliveira | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história da raposa e da cegonha?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da história da raposa e da cegonha.

Objetivos

Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interações, por diferentes meios.

Comunidade de Aprendizagem

Maria Vanessa B. Ferreira

Articulação com o currículo

A construção das práticas pedagógicas quando pautadas na construção coletiva e nos princípios da cooperação e da cidadania favorecem o protagonismo, a interação e a criatividade. Assim, o projeto ÁRVORE foi construído pela turma, enlaçando curiosidade e pertencimento, saberes prévios e questionamentos, dúvidas simples e pesquisas ampliadas e, no contexto da vida cotidiana, a busca por saberes científicos. O projeto, garantiu os direitos de aprendizagem e o trabalho interdisciplinar entre os campos de experiências, dando destaque para o meio ambiente. Com o projeto os relacionamentos das crianças melhoraram e elas se tornaram mais próximas umas das outras, evidenciando um propósito comum, e, desta forma aproximando as famílias do cotidiano escolar, pois as curiosidades apresentadas pelos pequenos na escola eram dialogados por eles em seus espaços de convivência além da instituição.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e com a efetiva integração de todas as crianças em todas as etapas, com destaca na escolha do tema.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL CARMEN ANTONINA SCHNEIDER KAMPFF

Turma
PRÉ II _ B

Número de alunos
23

Educadores
Deusany Xavier de Almeida

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
Ana Maria Saccho
Maria Vanessa B. Ferreira

Pude observar que os alunos foram bastante participativos, realizaram todas as atividades propostas com interesse, na última atividade em roda de conversas sobre o que aprenderam relatou com riqueza de detalhes o que mais gostaram, a experiência foi gratificante e creio que meus alunos tiveram uma boa aprendizagem e conscientizaram em relação o tema trabalhado foi produtivo e de suma importância para essa faixa etária.

Repercussão na mídia

Iniciamos o projeto no primeiro semestre de 2018, na Escola Carmem.A princípio realizamos a expedição investigativa e após os alunos terem ouvido a história da Raposa e a Cegonha que posteriormente chegou o tema “Árvore”, fizemos um passeio na prainha, observamos as árvores, o tamanho, fotografamos, colhemos sementes e com o desenvolver do projeto os alunos se interessaram pela árvore. Queriam saber se árvore tinha semente e flores. Tinham curiosidade de ver e saber tudo sobre o tema. Que por eles escolhido através da história A Raposa e a Cegonha.
Na segunda etapa do projeto ficou definido que o tema do projeto seria Árvore segundo o resultado da expedição, a partir desse momento realizamos atividades como: dobradura, colagem, pinturas, vídeo, rodas de conversas, todas relacionadas ao tema. Os alunos fizeram desenhos da árvore no caderno de artes, foi uma aula bem produtiva.
Na finalização contamos com a participação da Mãe de uma aluna a senhora Rose que colaborou muito. (prof)