Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Cupinzeiro.
Pergunta Exploratória

O que é aquilo no tronco da árvore?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu em meados do mês de outubro dando sequência no mês de novembro. Os alunos realizaram várias leituras de artigos informativos e também pesquisaram na internet com o intuito de obterem conhecimentos sobre como é a vida num cupinzeiro e como eram construídos seus ninhos/casa.
Em suas residências os alunos observaram se havia presença de cupins em árvores pertencentes ao seu quintal ou até mesmo em sua própria casa ou em algum dos seus móveis.
Chegando á sala de aula, os alunos compartilhavam com os colegas relatos vivenciados e informações que haviam obtidos pelos seus familiares.
A partir das leituras realizadas em artigos informativos, os alunos confrontavam tais informações com as informações trazidas de casa.
No decorrer das pesquisas os alunos fizeram descobertas incríveis, descobriram que os cupins formam uma sociedade altamente organizada e...

Objetivos

Conhecer um pouco sobre como é a vida em um cupinzeiro.

Comunidade de Aprendizagem

alunos, pais, comunidade escolar, o estudo sobre os cupins possibilitou aos alunos vivenciarem princípios de respeito e cooperação, pois os cupins formam uma sociedade altamente organizada, onde cada inseto tem uma função definida, cada indivíduo respeitando o espaço do outro.

Articulação com o currículo

O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Interpretação oral e escrita; Leitura de artigos informativos; Ortografia. Matemática: Medida de tempo / Comprimento / Capacidade. Ciências Humanas e da Natureza: Insetos pertencentes à ordem Isoptera (Cupins). Alimentação, Habitat. Reprodução.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Em uma expedição investigativa do Projeto: # Pense nas aventuras da Água, uma aluna apontou para um ninho de cupins construídos nos galhos e troncos de uma árvore e perguntou o que era aquilo? Neste momento, disse a ela que era uma casa de cupins. Chegando à escola, ela me perguntou como eles construíam aquela casa, no momento não tive argumentos para aquela resposta, então disse a ela que aprenderíamos juntas, através de pesquisas, para entender melhor como era construída a casa dos cupins.

Ficha Técnica
Escola
E. M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Skiavinato

Turma
4º Ano – B

Número de alunos
19

Educadores
Silvana Bento de Melo Couto.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
apoiadores financeiros
Cooperação dos pais dos alunos no fornecimento de informações. Colaboração da Secretaria Municipal de Educação no fornecimento de materiais.
apoiadores não-financeiros
Cooperação dos pais dos alunos no fornecimento de informações. Colaboração da Secretaria Municipal de Educação no fornecimento de materiais.

Assessoria Pedagógica
Cristiane Otília Colosso
Ao longo das pesquisas, os alunos observaram que apesar dos cupins serem conhecidos como pragas, eles pode ser considerado insetos sociais, pois a sua busca por recursos e alimentos para sua sobrevivência ocorre de maneira coletiva. Os alunos também descobriram que os cupins também possui importância ecológica, pois exerce poderosa ação benéfica no solo, sendo agentes responsáveis pela decomposição de madeiras mortas, drenagem e ciclagem dos nutrientes do solo.
O estudo sobre os cupins possibilitou aos alunos vivenciarem princípios de respeito e cooperação, pois os cupins formam uma sociedade altamente organizada, onde cada inseto tem uma função definida, cada indivíduo respeitando o espaço do outro.
Silva Bento de Melo Couto | Professor(a)