PARQUINHO
“ Disse que gostou mais do escorregador, balanço, do rio, de ver as árvores, flores, cavalinho, de desenhar sobre o parquinho e casinha
Maria Eduarda Souza Vaz | aluno(a)
“ Eu achei este projeto muito bom pois minha filha aprendeu a conhecer coisas novas, diferentes, teve um desenvolvimento muito bom. Chegava contando tudo e pedindo para levar ela no parque aquático que lá é um lugar muito bom e que tem lugar para brincar e muitas coisas diferentes. Aprendeu mais a dividir as coisas.
Gesiely Conrado Campos | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos fazer um passeio na Escola Paulo Freire e ver tudo o que tem lá?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através de um passeio na Escola Municipal Paulo Freire, onde as crianças estabeleceram contato com outras crianças, com um espaço amplo e com recursos e ambientes de aprendizagem diferenciados.
Objetivos
Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais e artificiais, demonstrando atitudes de investigação, respeito e preservação.
Comunidade de Aprendizagem
Rosilene Schabbach _ Diretora da APAE
Sonia Ferrareze _ Diretora da Paulo Freire
Valéria Fermo _ Coord. Da Paulo Freire
Aline Flavia de Freitas _ sócia-proprietária do Parque Aquático Aquavile
Articulação com o currículo
O contato com diferentes espaços e com eles com os usos que outras pessoas fazem dos mesmos se torna para as crianças um Universo de Experiências possibilitador de:
a) Conhecimento, respeito e cumprimento de regras de convivência social.
b) Reconhecimento da importância das ações e situações cotidianas.
c) Prática das habilidades psicomotoras.
Estes e outros aspectos foram garantidos enquanto aprendizagem e fortaleceram os vínculos entre as crianças, onde após a escolha do tema e a construção do Índice Inicial, os pequenos, através de roda de conversa decidiram que queriam saber sobre:
a) Quem faz parquinho na cidade?
b) Onde tem parquinho diferente?
c) Onde tem um parque bem grande?
d) O parquinho tem quantos brinquedos?
e) Da para a gente fazer um parquinho bem legal?
f) O parquinho da escola foi feito por quem?
g) Por que os grandes não brincam no parquinho?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear foi realizado de forma democrática e participativa.
Repercussão na mídia
As brincadeiras emergem no cotidiano da Educação Infantil diferentes sentidos e, se constituem em um dos eixos estruturantes das práticas pedagógicas. Logo, BRINCAR e INTERAGIR significam tudo para as crianças, porque por meio deles os pequenos comunicam o mundo e vivem os sentidos da cultura de pares, construindo seus imaginários e, fortalecendo suas experiências estéticas.
Com o projeto PARQUINHO, a convivência, a socialização, a autonomia e o agir em grupo foram destaques e aspectos reveladores entre as crianças, agregando a participação das famílias na escola.