Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

PARQUINHO Disse que gostou mais do escorregador, balanço, do rio, de ver as árvores, flores, cavalinho, de desenhar sobre o parquinho e casinha
Maria Eduarda Souza Vaz | aluno(a)
Eu achei este projeto muito bom pois minha filha aprendeu a conhecer coisas novas, diferentes, teve um desenvolvimento muito bom. Chegava contando tudo e pedindo para levar ela no parque aquático que lá é um lugar muito bom e que tem lugar para brincar e muitas coisas diferentes. Aprendeu mais a dividir as coisas.
Gesiely Conrado Campos | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos fazer um passeio na Escola Paulo Freire e ver tudo o que tem lá?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através de um passeio na Escola Municipal Paulo Freire, onde as crianças estabeleceram contato com outras crianças, com um espaço amplo e com recursos e ambientes de aprendizagem diferenciados.

Objetivos

Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais e artificiais, demonstrando atitudes de investigação, respeito e preservação.

Comunidade de Aprendizagem

Rosilene Schabbach _ Diretora da APAE
Sonia Ferrareze _ Diretora da Paulo Freire
Valéria Fermo _ Coord. Da Paulo Freire
Aline Flavia de Freitas _ sócia-proprietária do Parque Aquático Aquavile

Articulação com o currículo

O contato com diferentes espaços e com eles com os usos que outras pessoas fazem dos mesmos se torna para as crianças um Universo de Experiências possibilitador de:
a) Conhecimento, respeito e cumprimento de regras de convivência social.
b) Reconhecimento da importância das ações e situações cotidianas.
c) Prática das habilidades psicomotoras.
Estes e outros aspectos foram garantidos enquanto aprendizagem e fortaleceram os vínculos entre as crianças, onde após a escolha do tema e a construção do Índice Inicial, os pequenos, através de roda de conversa decidiram que queriam saber sobre:
a) Quem faz parquinho na cidade?
b) Onde tem parquinho diferente?
c) Onde tem um parque bem grande?
d) O parquinho tem quantos brinquedos?
e) Da para a gente fazer um parquinho bem legal?
f) O parquinho da escola foi feito por quem?
g) Por que os grandes não brincam no parquinho?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear foi realizado de forma democrática e participativa.

Ficha Técnica
Escola
Centro Educacional Amerecilda C. F. Rezende

Turma
Mat II E

Número de alunos
21

Educadores
ZÉLIA DA COSTA OLIVEIRA

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Odete Selva
Rosilene Schabbach _ Diretora da APAE
Sonia Ferrareze _ Diretora da Paulo Freire
Valéria Fermo _ Coord. Da Paulo Freire
Aline Flavia de Freitas _ sócia-proprietária do Parque Aquático Aquavile

Focalizei no desenvolvimento do Projeto Parquinho as brincadeiras no mesmo como prática de interação entre os sujeitos, compreendendo tal relação como propiciadora do desenvolvimento da autonomia, da cooperação e da criatividade da criança. As experiências desse projeto foram vivenciadas por momentos formativos e informativos, repletos de descobertas e aprendizados. Nesse sentido faço um exercício de tecer reflexões a respeito do parquinho como tempo/espaço de interações e da brincadeira com intervenção adulta como meio de companheirismo no encontro com as crianças. Sendo assim, como professora trago importantes reflexões para a compreensão do brincar com participação adulta, a relevância do parquinho para as interações/relações das crianças com seus pares e a concepção de brincadeira como direito das crianças, temas que precisam ser considerados nas práticas pedagógicas desenvolvidas.

Repercussão na mídia

As brincadeiras emergem no cotidiano da Educação Infantil diferentes sentidos e, se constituem em um dos eixos estruturantes das práticas pedagógicas. Logo, BRINCAR e INTERAGIR significam tudo para as crianças, porque por meio deles os pequenos comunicam o mundo e vivem os sentidos da cultura de pares, construindo seus imaginários e, fortalecendo suas experiências estéticas.
Com o projeto PARQUINHO, a convivência, a socialização, a autonomia e o agir em grupo foram destaques e aspectos reveladores entre as crianças, agregando a participação das famílias na escola.