Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

PEIXES Foi muito legal, fomos no pesque pague e vimos muitos peixes.
Alice de Souza Silva | aluno(a)
Muito divertido e interessante, ver a interação das crianças nesse projeto peixe. E vi que ela aprendeu muito, em preservar a natureza, pois não podemos jogar lixo no rio, etc. fico feliz, em ver ela gostar da escola e professores.
Flavia P. da Silva | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos realizar um passeio e observar tudo o que chamar nossa atenção no percurso visitado?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através de uma visita no Pet Casa da Ração.

Objetivos

Reconhecer os diferentes componentes vivos e não vivos presentes nos espaços visitados.

Comunidade de Aprendizagem

Renata _ Pesque e pague _ Recanto do Tota

Articulação com o currículo

Quando as crianças revelaram que sabiam sobre:
* O peixe mora no rio e no aquário.
* O peixe fica na água.
* O peixe come ração.
* Tem peixe grande e tem pequeno.
* Peixe tem espinho e é carne.
* Tubarão é um peixe grande.
* Peixe tem papai e mamãe.
* O peixe beta é colorido.
* Pescar peixe pode só as vezes.
Logo nos questionamos: O que mais precisam saber? São tão pequenos e já tem tantas informações?
Pois é ... a escola necessita, a partir deste entendimento, conceber a relação adulto criança e, a construção das práticas pedagógicas como um processo de aprendizagem, onde todos aprendem e todos partilham o que sabem. Neste processo, além de valorizar o que previamente as crianças conhecem é imprescindível dar espaço para a descoberta, para a curiosidade, e assim significar o vivido e tecer o não vivido, como realizado no projeto PEIXES, que dinamizou a partir das expressões das crianças, a construção dos sentidos para suas perguntas, incentivando o diálogo, a pesquisa e experimento.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e participativa.

Ficha Técnica
Escola
Centro Educacional Amerecilda C. F. Rezende

Turma
Maternal II D

Número de alunos
20

Educadores
Luzinete Maiate

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Odete Selva

O Programa A União Faz a Vida nos proporcionou mais um projeto para junto elaborarmos com as crianças, e percebemos que as crianças ficaram encantadas com o desenvolvimento do projeto, onde o aprendizado foi bem significativo. Esse projeto foi para mim um desafio, pois levar as crianças perto em locais com água é muito perigoso, me senti insegura, mas ao ver que a curiosidade deles foi tão grande que venci este medo para proporcioná-los esta visita ao açude de peixes.

Repercussão na mídia

Com as perguntas que seguem, feitas pelas crianças, na roda de conversa e, registradas pela professora ...
O peixe mora na água suja?
Como o peixe nada?
O que o peixe come além de ração professora ?
O peixe vive só no rio?
Como é a casa do peixe?
O tubarão é um peixe?
Todo peixe tem espinha?
... percebemos o quanto é possível desenvolver no cotidiano da turma e, como as crianças são inteligentes e, expressam de diferentes modos os saberes que adquirem além da escola.