PEIXES
“ Foi muito legal, fomos no pesque pague e vimos muitos peixes.
Alice de Souza Silva | aluno(a)
“ Muito divertido e interessante, ver a interação das crianças nesse projeto peixe. E vi que ela aprendeu muito, em preservar a natureza, pois não podemos jogar lixo no rio, etc. fico feliz, em ver ela gostar da escola e professores.
Flavia P. da Silva | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos realizar um passeio e observar tudo o que chamar nossa atenção no percurso visitado?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através de uma visita no Pet Casa da Ração.
Objetivos
Reconhecer os diferentes componentes vivos e não vivos presentes nos espaços visitados.
Comunidade de Aprendizagem
Renata _ Pesque e pague _ Recanto do Tota
Articulação com o currículo
Quando as crianças revelaram que sabiam sobre:
* O peixe mora no rio e no aquário.
* O peixe fica na água.
* O peixe come ração.
* Tem peixe grande e tem pequeno.
* Peixe tem espinho e é carne.
* Tubarão é um peixe grande.
* Peixe tem papai e mamãe.
* O peixe beta é colorido.
* Pescar peixe pode só as vezes.
Logo nos questionamos: O que mais precisam saber? São tão pequenos e já tem tantas informações?
Pois é ... a escola necessita, a partir deste entendimento, conceber a relação adulto criança e, a construção das práticas pedagógicas como um processo de aprendizagem, onde todos aprendem e todos partilham o que sabem. Neste processo, além de valorizar o que previamente as crianças conhecem é imprescindível dar espaço para a descoberta, para a curiosidade, e assim significar o vivido e tecer o não vivido, como realizado no projeto PEIXES, que dinamizou a partir das expressões das crianças, a construção dos sentidos para suas perguntas, incentivando o diálogo, a pesquisa e experimento.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e participativa.