Classificação: TRAÇOS, CORES, SONS E FORMAS
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CASA Estava tudo muito legal. Fizemos muitas coisas lindas e deliciosas: os desenhos, as brincadeiras, as histórias, o passeio, as músicas e a casa de chocolate.
MIRELLA VITAL TELES | aluno(a)
Achei muito bom para todas as crianças, inclusive meu filho matheus. Depois que esse projeto começou na creche, percebi que meu filho se desenvolveu muito descobrindo as coisas. O projeto da profª ires foi maravilhoso, pois meu filho passou a semana dizendo para fazermos uma casa de chocolate da bruxa e depois comer igual fez na escola. No dia da apresentação do projeto pude realmente ver como eles se desenvolveram com o projeto, pelas muitas histórias que fizeram, as danças, as brincadeiras. Nisso podemos cver como aprenderam.
PÂMELA ALVES | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história A CASA QUE PEDRO FEZ?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da leitura,interpretação e reconhecimento da história A CASA QUE PEDRO FEZ.

Objetivos

Falar sobre o que viu, ouviu e reconheceu na história como elemento presente em seu contexto de vida, nomeando e representando por meio da escrita.

Comunidade de Aprendizagem

Odete Selva

Articulação com o currículo

Toda casa tem geladeira?
Toda casa tem fogão?
Toda casa tem micro-ondas?
Toda casa tem comida?
Do que a casa é feita?
Por que a gente não tem casas iguais?
A gente poderia morar na mesma casa?
Quem mora nas casas da gente?
A partir destas e de outras perguntas partilhadas pelas crianças, muito se desenvolveu com elas e, com isso, as habilidades socioemocionais também foram potencializadas, porque, o tema do projeto, abriu espaço para outros aspectos que estão dentro e no entorno das casas, tanto no que se referem aos pertences materiais que são as identificações iniciais que as crianças comunicam, quanto ao enfoque das pessoas que moram nas casas e das suas relações e constituições enquanto integração famíliar. O projeto foi, nas vozes da professora encantador e, cada dia foi adquirindo mais beleza e protagonismo, pois as crianças não falavam em outro assunto e, pediam o tempo todo: Profe ...o que a gente vai fazer hoje no projeto? Vamos conhecer mais casas? Vamos fazer uma casa?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e contou com a efetiva participação de todas as crianças.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO EDUCACIONAL AMERECILDA FERNANDES REZENDE

Turma
Maternal II E

Número de alunos
21

Educadores
IRES TESI BENOVIT

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
ODETE SELVA
MARIA AUXILIADORA E ARINEIA PEREIRA (COZINEIRAS), IZABEL ANDRADE (AUXILIAR DE COORDENAÇÃO)

Foi uma experiência muito significativa, pois as crianças vivenciaram cada etapa do projeto de forma intensa, ou melhor, construíram o projeto.

Repercussão na mídia

O projeto CASA demandou escuta e envolvimento da professora Iris com a turma. Ele partilhou situações de aprendizagem e instigou a efetiva participação de todas as crianças , criando entre elas através das interações, um processo de amorosidade, respeito e cuidado. Sobre a CASA muitas descobertas e vivências significaram o cotidiano de todos: crianças e adultos. Produções, criações, invenções, passeios e diversão foram as características mais presentes na turma.