CASA
“ Estava tudo muito legal. Fizemos muitas coisas lindas e deliciosas: os desenhos, as brincadeiras, as histórias, o passeio, as músicas e a casa de chocolate.
MIRELLA VITAL TELES | aluno(a)
“ Achei muito bom para todas as crianças, inclusive meu filho matheus. Depois que esse projeto começou na creche, percebi que meu filho se desenvolveu muito descobrindo as coisas. O projeto da profª ires foi maravilhoso, pois meu filho passou a semana dizendo para fazermos uma casa de chocolate da bruxa e depois comer igual fez na escola. No dia da apresentação do projeto pude realmente ver como eles se desenvolveram com o projeto, pelas muitas histórias que fizeram, as danças, as brincadeiras. Nisso podemos cver como aprenderam.
PÂMELA ALVES | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história A CASA QUE PEDRO FEZ?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da leitura,interpretação e reconhecimento da história A CASA QUE PEDRO FEZ.
Objetivos
Falar sobre o que viu, ouviu e reconheceu na história como elemento presente em seu contexto de vida, nomeando e representando por meio da escrita.
Comunidade de Aprendizagem
Odete Selva
Articulação com o currículo
Toda casa tem geladeira?
Toda casa tem fogão?
Toda casa tem micro-ondas?
Toda casa tem comida?
Do que a casa é feita?
Por que a gente não tem casas iguais?
A gente poderia morar na mesma casa?
Quem mora nas casas da gente?
A partir destas e de outras perguntas partilhadas pelas crianças, muito se desenvolveu com elas e, com isso, as habilidades socioemocionais também foram potencializadas, porque, o tema do projeto, abriu espaço para outros aspectos que estão dentro e no entorno das casas, tanto no que se referem aos pertences materiais que são as identificações iniciais que as crianças comunicam, quanto ao enfoque das pessoas que moram nas casas e das suas relações e constituições enquanto integração famíliar. O projeto foi, nas vozes da professora encantador e, cada dia foi adquirindo mais beleza e protagonismo, pois as crianças não falavam em outro assunto e, pediam o tempo todo: Profe ...o que a gente vai fazer hoje no projeto? Vamos conhecer mais casas? Vamos fazer uma casa?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e contou com a efetiva participação de todas as crianças.