FLORES
“ A aluna cita que em todo o processo ela descobriu coisas novas, como: que flores tem néctar, que as flores se reproduzem por mudinhas ou sementes, algumas flores são comestível como flores de abobora, ipê branco, couve-flor, brócolis, dente de leite, camomila... a mesma relatou que podemos mudar as cores das flores brancas usando anilina, e que para termos para termos uma flor por muito tempo devemos desidratar ela, enrolando em papel pardo, depois e só guardar. Ana Luiza deixa claro sua satisfação durante o registro, demonstrando muito conhecimento em suas informações.
Ana Luiza Segatto | aluno(a)
“ Erick aprendeu sobre o preparo da terra, como adubar jogar esterco a planta. Aprendeu sobre a polinização, da importância das abelhas polinizar as flores para o desenvolvimento da planta, do mel que a abelha produz. Aprendeu sobre as utilidades dos flores, fazer perfumes, decoração com flores, chás, presentear alguém com flores. Aprendeu a secar as flores em um saquinho, foi muito bom esse projeto pois o Erick aprendeu muito co ele.
Jorge Kasai | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos passear na horta da escola e observar tudo o que tem lá?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através de um passeio na horta da escola.
Objetivos
Nomear os elementos presentes na expedição investigativa de diferentes formas e representá-los através de registros escritos, orais e mímicos.
Comunidade de Aprendizagem
Tamires (palestra sobre flores)
Articulação com o currículo
A vida cotidiana das crianças na escola precisa conversar com a realidade para além dela e, favorecer com este diálogo uma aproximação que permita as crianças, desde sempre, reconhecerem que escola, família e comunidade fazem parte de um todo e, que são parceiras e juntas desenvolvem a integração, formação e bem estar de todos. Neste sentido, os espaços e, os movimentos para o reconhecimento dos mesmos entram em cena e, olham para o mundo da criança com olhos de criança, trazendo a partir deste olhar, os interesses dos pequenos, o que torna, na metodologia do programa, uma oportunidade exitosa para fazer da escola um lugar de acolhida, de pertencimento e de crescimento, onde o protagonismo e a crianção são expressões cotidianas. Com as FLORES, a realidade da turma mudou e as atividades cotidianas também, pois aprender sobre as diferentes espécies, tempo de vida, cores e suas transformações, mudas e sementes, entre outros aspectos foi revelação de todos: crianças e educadores.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e participativa.