Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

FLORES A aluna cita que em todo o processo ela descobriu coisas novas, como: que flores tem néctar, que as flores se reproduzem por mudinhas ou sementes, algumas flores são comestível como flores de abobora, ipê branco, couve-flor, brócolis, dente de leite, camomila... a mesma relatou que podemos mudar as cores das flores brancas usando anilina, e que para termos para termos uma flor por muito tempo devemos desidratar ela, enrolando em papel pardo, depois e só guardar. Ana Luiza deixa claro sua satisfação durante o registro, demonstrando muito conhecimento em suas informações.
Ana Luiza Segatto | aluno(a)
Erick aprendeu sobre o preparo da terra, como adubar jogar esterco a planta. Aprendeu sobre a polinização, da importância das abelhas polinizar as flores para o desenvolvimento da planta, do mel que a abelha produz. Aprendeu sobre as utilidades dos flores, fazer perfumes, decoração com flores, chás, presentear alguém com flores. Aprendeu a secar as flores em um saquinho, foi muito bom esse projeto pois o Erick aprendeu muito co ele.
Jorge Kasai | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos passear na horta da escola e observar tudo o que tem lá?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através de um passeio na horta da escola.

Objetivos

Nomear os elementos presentes na expedição investigativa de diferentes formas e representá-los através de registros escritos, orais e mímicos.

Comunidade de Aprendizagem

Tamires (palestra sobre flores)

Articulação com o currículo

A vida cotidiana das crianças na escola precisa conversar com a realidade para além dela e, favorecer com este diálogo uma aproximação que permita as crianças, desde sempre, reconhecerem que escola, família e comunidade fazem parte de um todo e, que são parceiras e juntas desenvolvem a integração, formação e bem estar de todos. Neste sentido, os espaços e, os movimentos para o reconhecimento dos mesmos entram em cena e, olham para o mundo da criança com olhos de criança, trazendo a partir deste olhar, os interesses dos pequenos, o que torna, na metodologia do programa, uma oportunidade exitosa para fazer da escola um lugar de acolhida, de pertencimento e de crescimento, onde o protagonismo e a crianção são expressões cotidianas. Com as FLORES, a realidade da turma mudou e as atividades cotidianas também, pois aprender sobre as diferentes espécies, tempo de vida, cores e suas transformações, mudas e sementes, entre outros aspectos foi revelação de todos: crianças e educadores.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e participativa.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO EDUCACIONAL AMERECILDA FERNANDES REZENDE

Turma
Pré I e II A _ Multisseriado

Número de alunos
16

Educadores
Gisele Agostinho de Queiróz

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Odete Selva
Alunos do Ensino Fundamental da Escola E. Alice Barbosa Pacheco que ajudaram a organizar o jardim(Diogo, Pedro Vitor e João Pedro)
Paula dona do Viveiros Queiróz _ Viveiro de mudas do Município de Campo Verde

Durante todo o processo do projeto flores, observamos que houve um desenvolvimento satisfatório por parte dos alunos, onde os mesmos se envolveram na busca de informações de uma forma significativa adquirindo múltiplos conhecimentos através do tema escolhido. Assim, a professora e alunos tornam-se descobridores de novos saberes, mediante essa reflexão dialogaremos com Veiga(2008) quando a mesma reforça essa ideia, afirmando que:(...)
A aprendizagem significa, as aprendizagens como compreensão, são reflexiva. Construídas ativamente pelos alunos. Por isso, os alunos não são meros receptores que se limitam a memorizar informações, são sujeitos ativos na construção de suas estruturas de conhecimento.

Repercussão na mídia

O projeto FLORES levou em consideração o que as crianças questionam diariamente, o que pensam e de que modo constroem seus processos de aprendizagem. Como modo dinâmico de organizar o trabalho, com objetivos e metas claras de construção do conhecimento e de desenvolvimento integral da criança, proporcionando situações significativas de exploração e criação o projeto incentivou o cuidado, o plantio e, o embelezamento do espaço.
O projeto substituiu as rotineiras tarefas, criando um ambiente de investigação, de interação e comunicação onde todas as crianças tiveram garantidas suas falas e saberes sobre o mundo.