Classificação: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A BATATA A batata cresce de baixo da terra e fica suja, tem buraquinho na batata por causa do broto.
Gabriella Letícia Markus | aluno(a)
O projeto colabora para a criança aprender várias coisas sobre um tema que ela escolheu. Meu filho sempre chegava em casa falando bastante sobre o que fez no passeio, que plantou batata e que aprendeu a comer várias receitas que em casa nem experimentava.
Elineia Soares da Silva | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao visitarem o mercado?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das reações, expressões, interesses e interações demonstradas pelas crianças quando realizaram a visita ao mercado.

Objetivos

Perceber nas reações, expressões, interesses e interações demonstradas pelas crianças como comunicam a leitura que produziram sobre o meio, os elementos e as pessoas que integram o mesmo.

Comunidade de Aprendizagem

Maria Auxiliadora Borsari da Silva
Arineia Pereira da Silva (cozinheiras da escola)
Seu Vieira (Mercado Vieira)

Articulação com o currículo

As ações cotidianas desenvolvidas com as crianças exigem do professor observação, escuta e,uma comunicação sensível também. Estes três elementos são reconhecidos no trabalho da Professora Fernanda que, na arte de educar e cuidar os pequenos da turma, sempre os viu como seres humanos capazes e, mesmo sem a linguagem oral desenvolvida, apostou no ser potente que existe em cada criança, fazendo minuciosamente a leitura das formas diferentes com que as crianças se comunicam. O projeto promoveu aprendizagens significativas e, com elas, a compreensão de que as crianças, mesmo que, muito pequenas, tem saberes sobre o mundo e que, é no contato com seus pares que elas fortalecem os saberes que possuem e constroem outros saberes por meio de novos caminhos. Sobre a batata aprenderam muito, mas, o principal destaque foi a sensação de alegria ao saborearem,tocarem e, identificarem que a mesma pode ser transformada.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear foi realizado de forma democrática, onde todas as expressões e movimentos das crianças foram considerados importantes para a escolha do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO EDUCACIONAL AMERECILDA FERNANDES REZENDE

Turma
Maternal I A

Número de alunos
15

Educadores
Fernanda C. Oliveira

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Odete Selva

O projeto quando pautado na proposta apresentada pelo Programa a União Faz a Vida, permite que a criança seja um protagonista ativo na construção de novos conhecimentos, considerando seus interesses e curiosidades o que torna realmente a aprendizagem significativa.

Repercussão na mídia

As experiências pedagógicas desenvolvidas com as crianças através da pedagogia de projetos fortalecem o protagonismo e, com ele a criação de novos possíveis. Neste sentido, acompanhamos e dialogamos com os professores e com suas práticas no sentido de acreditarmos sempre que, todos os pequenos tem muito potencial, que são muito diferentes uns dos outros e, que nestas diferenças estão as belezas e riquezas de toda a construção coletiva. Neste sentido, o projeto BATATA ilustrou a aprendizagem das crianças, fortaleceu a amorosidade entre elas, e, aproximou a escola da família e do entorno onde a mesma se constitui como instituição.