Borboletas
“ Foi lindo e legal. Eu aprendi muito sobre as borboletas.
Daniel Q. de Souza C. Martins | aluno(a)
“ Projeto Borboleta foi muito bom, onde eu percebi que meu filho teve bom aprendizado desde o inicio ate o fim do projeto.
Guilherme R. de Lima (pai) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos fazer um passeio e observar o que mais chama atenção das crianças ao estabelecerem contato com o espaço, os pertences e as pessoas na Escola Paulo Freire?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação que a professora atentamente realizou quando as crianças estabeleceram contato com a realidade da Escola Municipal Paulo Freire, onde os pequenos tiveram oportunidade de visitar, brincar e interagir de variadas formas, contemplando nelas a arte lúdica e, o encantamento pelo universo novo, amplo e, com a presença de crianças maiores.
Objetivos
Identificar as diferentes formas de expressar interesses e percepções sobre a realidade visitada.
Comunidade de Aprendizagem
Weslei Santos
Eliane Sanches
Wanderlei Teixeira
Articulação com o currículo
As evidências pedagógicas construídas nas diferentes situações proporcionadas às crianças, sinalizam o quanto a escola é o espaço de integração, desenvolvimento e potencialização socioemocional. Várias expressões, percorrem os semblantes das crianças e, com elas, o entendimento de que, o trabalho docente é uma arte que aproxima educar e cuidar o tempo todo e, que portanto, precisa dar espaço para o que as crianças desejam, esperam, já sabem, conhecem, se interessam. Neste sentido, o PROJETO BORBOLETAS, mediado pela professora Elisete, proporcionou a significância e a aproximação das crianças, concebendo a roda de conversa como um momento para registrar as curiosidades sobre as borboletas e, posteriormente, junto à Comunidade de Aprendizagem, encontrar alternativas para promover a compreensão das crianças e, desafiá-las ainda mais. Com o projeto, as crianças compartilharam com seus pares situações de cuidado nos espaços da instituição e fora dela.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica a partir de uma roda de conversa, onde todas as crianças participaram e com suas expressões revelaram o tema de interesse.