Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DOS ANIMAIS
Pergunta Exploratória

O QUE CHAMA SUA ATENÇÃO NESTE LUGAR?

Expedição Investigativa

No dia 18 de Abril de 2018, realizamos a Expedição Investigativa com a turma do Infantil IV, fomos até a Estância Herança, onde podemos observar os animais que ali habitam.
Ao chegarmos no local fomos recebidos pelos donos do ambiente, Senhor Jaime Schulz e Senhora Berlinda Schulz, que estavam bastante contentes com nossa presença.
O Senhor Jaime que nos conduziu pelo passeio que faríamos lá. Ele nos levou para conhecermos os papagaios, os coelhos, as tartarugas, os carneiro, cavalos, porcos, galinhas e cachorros, todos animais que a família Schulz criava em seu sítio.

Objetivos

• Explorar a participação e interação com as atividades coletivas;
• Explorar os cuidados e atitudes e manutenção e preservação do meio ambiente e dos animais;
• Explorar a participação de brincadeiras livres e direcionadas;
• Explorar a participação em brincadeiras que envolvam imitações de animais;
• Desenvolver a coordenação motora e diferentes tipos movimento;
• Identificar as cores primárias;
• Explorar a oralidade;
• Reconhecer o próprio nome;
• Explorar o gosto pela leitura;
• Associar as vogais as figuras;
• Explorar as figuras geométricas- triângulo, quadrado e círculo;
• Desenvolver noções de quantidade e contagem;
• Retomar o traçado dos números 1, 2;
• Explorar os tipos de animais, semelhanças e diferenças, particularidades, necessidades, utilidades habitat e cuidados;
• Introduzir o número 3;
• Explorar conceito; Noção de aberto-fechado;
ETC.

Comunidade de Aprendizagem

• Identidade e Autonomia Natureza e Sociedade: Roda de conversa com o Senhor Flavio Pierim, veterinário que possui uma loja de Nutrição Animal em nossa comunidade, onde os alunos puderam fazer perguntas sobre as semelhanças e diferenças entre os animais: Exemplo: O que comem. Quais os cuidados com cada animal, etc.

Articulação com o currículo

DIANTE DO TRABALHO REALIZADO DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, HOUVE UMA ÓTIMA ARTICULAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O DESENROLAR DO PROJETO, SENDO REALIZADAS ATIVIDADES DE IDENTIDADE E AUTONOMIA, MOVIMENTO, ARTES VISUAIS, MÚSICA, NATUREZA E SOCIEDADE, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E MATEMÁTICA.


Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOSSA SENHORA DO CARMO DE GRACIOSA

Turma
INFANTIL 4

Número de alunos
24

Educadores
BRUNA SOARES BATISTA E CAROLINA SCHUROFF

Estado
Paraná

Município
Paranavaí

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO GRACIOSA

Apoiadores
SICREDI GRACIOSA

O PROJETO SICREDI "A UNIÃO FAZ A VIDA" SÓ VEIO A ACRESCENTAR PARA O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DOS ALUNOS. É UM PROJETO DE METODOLOGIA INOVADORA QUE REPRESENTA PARA NÓS EDUCADORES QUE ATUAMOS EM SALA DE AULA UMA FERRAMENTA A MAIS DE ENSINO, PARA PODERMOS ALCANÇAR OS OBJETIVOS ESPERADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
ROSANA MARIA PELICANO DA SILVA | Professor(a)