JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO E LEITURA
Pergunta Exploratória
Pergunta exploratória: Como podemos aprender brincando?
Expedição Investigativa
No dia 05 de setembro de 2018, a turma do 1º ano A da Escola Municipal Ilda Campano Santini saiu em expedição investigativa para o SESC, com o objetivo de participar de brincadeiras e ver o que podemos aprender co isso.
Na visita as crianças passaram por várias brincadeiras, tento de alfabetização, quanto brincadeiras lúdicas, teve brincadeira de acetar a boca do tubarão com uma bola, de coordenação motora. Atividade da área da matemática, atividade de andar em cima de uma “ponte” para treinar o equílibrio das crianças, quebra-cabeça gigante para as crianças acharem as partes e montarem, brincadeira de colocar a venda e conseguir colocar o rabo no peixe.
Atividades de jogos com sílabas e de leitura onde tinha personagens contando histórias, terminando com um teatro.
Objetivos
Desenvolver o gosto pelos jogos, onde a criança perceberia que se divertindo também se aprende, além de desenvolver as habilidades motoras de equilíbrio, agilidade, coordenação motora, através das atividades propostas aos alunos com devida orientação do professor.
Oportunizar também momentos de leitura no intuito de incentivar e despertar o gosto e o prazer de ler, não deixando de atender as necessidades lúdicas e a ligação com o cotidiano das crianças.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 07 de novembro, o professor de educação física Ricardo Francisco Bana, montou um circuito motor com os alunos, trabalhando também os jogos no sentido de desenvolvimento motor, situações que desenvolvam um percurso criativo; para que desenvolvam a criatividade, autonomia, a expressão corporal e social entre as crianças envolvidas.
Contribuindo assim para a construção, estruturação e ampliação de habilidades psicomotoras durante o processo de alfabetização, estas atividades auxiliaram no desenvolvimento da coordenação motora fina e geral, coordenação espacial, percepção visual e imaginação e, ainda, promoveu o conhecimento e valorização do processo do ensino aprendizagem.
Articulação com o currículo
MATEMÁTICA
• Ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico (matemático);
• Identificar quantidade de peças;
• Identificar igual e diferente;
• Identificar números;
• Sabe relacionar quando a ideia de adição.
PORTUGUÊS
• Trabalhar a leitura em grupo envolvendo todos os alunos e suas dificuldades;
• Mostrar qual é a importância da leitura para os alunos;
• Desenvolver e promover o desenvolvimento da imaginação e a criatividade;
• Desenvolver através das atividades a oralidade e a escrita;
• Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias;
• Ajudar na alfabetização das crianças;
• Aprender a relacionar a imagem com o nome da criança;
• Fixação do nome;
• Estimular o gosto pela escrita;
• Aprender a grafia correta das palavras.
ARTE
• Fazer com que os aluno se expressem por meio de desenhos, pinturas; colagens as histórias contadas;
• Desenvolver e despertar a sensibilidade artística por meio de diferentes formas de aprendizagem;