Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO E LEITURA
Pergunta Exploratória

Pergunta exploratória: Como podemos aprender brincando?

Expedição Investigativa

No dia 05 de setembro de 2018, a turma do 1º ano A da Escola Municipal Ilda Campano Santini saiu em expedição investigativa para o SESC, com o objetivo de participar de brincadeiras e ver o que podemos aprender co isso.
Na visita as crianças passaram por várias brincadeiras, tento de alfabetização, quanto brincadeiras lúdicas, teve brincadeira de acetar a boca do tubarão com uma bola, de coordenação motora. Atividade da área da matemática, atividade de andar em cima de uma “ponte” para treinar o equílibrio das crianças, quebra-cabeça gigante para as crianças acharem as partes e montarem, brincadeira de colocar a venda e conseguir colocar o rabo no peixe.
Atividades de jogos com sílabas e de leitura onde tinha personagens contando histórias, terminando com um teatro.

Objetivos

Desenvolver o gosto pelos jogos, onde a criança perceberia que se divertindo também se aprende, além de desenvolver as habilidades motoras de equilíbrio, agilidade, coordenação motora, através das atividades propostas aos alunos com devida orientação do professor.
Oportunizar também momentos de leitura no intuito de incentivar e despertar o gosto e o prazer de ler, não deixando de atender as necessidades lúdicas e a ligação com o cotidiano das crianças.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 07 de novembro, o professor de educação física Ricardo Francisco Bana, montou um circuito motor com os alunos, trabalhando também os jogos no sentido de desenvolvimento motor, situações que desenvolvam um percurso criativo; para que desenvolvam a criatividade, autonomia, a expressão corporal e social entre as crianças envolvidas.
Contribuindo assim para a construção, estruturação e ampliação de habilidades psicomotoras durante o processo de alfabetização, estas atividades auxiliaram no desenvolvimento da coordenação motora fina e geral, coordenação espacial, percepção visual e imaginação e, ainda, promoveu o conhecimento e valorização do processo do ensino aprendizagem.

Articulação com o currículo

MATEMÁTICA
• Ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico (matemático);
• Identificar quantidade de peças;
• Identificar igual e diferente;
• Identificar números;
• Sabe relacionar quando a ideia de adição.
PORTUGUÊS
• Trabalhar a leitura em grupo envolvendo todos os alunos e suas dificuldades;
• Mostrar qual é a importância da leitura para os alunos;
• Desenvolver e promover o desenvolvimento da imaginação e a criatividade;
• Desenvolver através das atividades a oralidade e a escrita;
• Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias;
• Ajudar na alfabetização das crianças;
• Aprender a relacionar a imagem com o nome da criança;
• Fixação do nome;
• Estimular o gosto pela escrita;
• Aprender a grafia correta das palavras.
ARTE
• Fazer com que os aluno se expressem por meio de desenhos, pinturas; colagens as histórias contadas;
• Desenvolver e despertar a sensibilidade artística por meio de diferentes formas de aprendizagem;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Ilda Campano Santini

Turma
1º ano A

Número de alunos
25

Educadores
Dayane Carla Barbosa de Mello Bana

Estado
Paraná

Município
Paranavaí

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PARANAVAI

Apoiadores
Ricardo Francisco Bana

Na brincadeira a criança se solta, deixa sua liberdade e sua criatividade fluírem podendo assim descobrir-se como pessoa. Isso, porém, ocorre de forma sistematizada, quando há a participação do professor como mediador do processo, dialogando com a criança e criando situações de jogos e brincadeiras que mobilizam saberes e promovem a construção de novas aprendizagens.
No decorrer do projeto podemos perceber o desenvolvento das crianças, onde demonstraram interesse, tanto na montagem dos jogos, como na aplicação dos mesmos, onde concluimos que se aprende-se muito com os jogos não sendo somente uma forma de diversão.
Dayane Carla Barbosa de Mello Bana | Professor(a)