O ÕNIBUS
“ Existe ônibus de todas as cores. O ônibus tem duas portas; o ônibus é grande e pequeno.
Thiago Henrique dos Reis Almeida | aluno(a)
“ Achei o projeto muito produtivo e divertido. Tanto eu como meu filho ficamos muito felizes em participar.
Wesley Thiago Sarjão | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao visitarem a Chácara?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através da observação do que chamou atenção das crianças ao realizarem uma visita em uma chácara nas proximidades de Campo Verde.
Objetivos
Identificar quais os elementos que chamam atenção das crianças, que elas reconhecem e nomeiam.
Comunidade de Aprendizagem
Ricardo _ Transportadora _ Ricatur
Articulação com o currículo
As atividades desenvolvidas com as crianças da turma do Maternal I, orientadas pela professora Cleide, dedicaram atenção a formação integral das crianças e, com ela, aos aspectos afetivos, cognitivos, sociais e interativos. Cada ação realizada contemplou o protagonismo das crianças e, considerou-as como sujeitos ativos. A professora potencializou as atividades pedagógicas com a metodologia do PUFV e, o tema de interesse da turma foi o ÔNIBUS, revelando que o currículo é dinâmico e, um conjunto de expressões vivas e coletivas, mediadas pelos adultos, e não mais, decididas por eles, como quando estes eram crianças. Com o projeto, várias atividades significaram a realidade da turma, entre elas, passeios e reconhecimento do ÔNIBUS enquanto transporte público. O projeto garantiu a satisfação, a alegria, a brincadeira, a exploração e a interação dos pequenos e, com estas caracterizações, a aproximação dos familiares, que ficaram satisfeitos com a construção realizada com os filhos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma interativa e democrática, respeitando as expressões e interesses das crianças.