PORCO
“ Aprendi que podemos comer a orelha e o pezinho do porquinho, a Mamãe porca amamenta os porquinhos que são muito pequenos.
Julia Conceição de Souza | aluno(a)
“ O projeto porco ensinou bastante coisa para minha filha, inclusive como e o ambiente que o porco vive e ela não esquece , sempre fala das experiências que vivenciou.
Cleidiane F. Campos | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao brincarem no cantinho dos animais?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação do que chamou atenção das crianças ao brincarem no cantinho dos animais.
Objetivos
Observar como as crianças reagem diante dos brinquedos que retratam os animais e como elas representam os sons e os movimentos dos animais que reconheceram.
Comunidade de Aprendizagem
Granja Bordignon
Articulação com o currículo
As experiências que constituem o currículo na educação infantil requerem da ação docente dois atos indissociáveis, conceituados como: educativo e de cuidado. Estes atos perpassaram, no contexto da turma do Maternal I B, a observação de que as crianças gostavam de pequenos animais e, com isto, a professora organizou um canto pedagógico potencializador de ideias e aproximações. O canto foi o território onde a expedição ocorreu e, com a dinamização de atividades exploratórias contextualizadas, e, dos registros pontuais de cada ação, o que mais ficou destacado como interesse nas marcas registradas pelos pequenos foi o PORCO. E com o tema, surgiram os saberes prévios e os interesses, problematizados em questões abertas, que seguem listadas:
O porco tem casa?
Qual a cor do porco?
Onde coloca a comida para o porco?
O porco bebe água da lama ou água limpa?
Como é a casa do porco?
Podemos comer a carne do porco?
A partir das indagações várias atividades didáticas foram realizadas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De forma dinâmica, interativa, lúdica e democrática o processo assemblear ocorreu e, com ele, a integração das crianças e o fortalecimento de seus vínculos.