Classificação: ANIMAIS
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

PORCO Aprendi que podemos comer a orelha e o pezinho do porquinho, a Mamãe porca amamenta os porquinhos que são muito pequenos.
Julia Conceição de Souza | aluno(a)
O projeto porco ensinou bastante coisa para minha filha, inclusive como e o ambiente que o porco vive e ela não esquece , sempre fala das experiências que vivenciou.
Cleidiane F. Campos | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao brincarem no cantinho dos animais?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação do que chamou atenção das crianças ao brincarem no cantinho dos animais.

Objetivos

Observar como as crianças reagem diante dos brinquedos que retratam os animais e como elas representam os sons e os movimentos dos animais que reconheceram.

Comunidade de Aprendizagem

Granja Bordignon

Articulação com o currículo

As experiências que constituem o currículo na educação infantil requerem da ação docente dois atos indissociáveis, conceituados como: educativo e de cuidado. Estes atos perpassaram, no contexto da turma do Maternal I B, a observação de que as crianças gostavam de pequenos animais e, com isto, a professora organizou um canto pedagógico potencializador de ideias e aproximações. O canto foi o território onde a expedição ocorreu e, com a dinamização de atividades exploratórias contextualizadas, e, dos registros pontuais de cada ação, o que mais ficou destacado como interesse nas marcas registradas pelos pequenos foi o PORCO. E com o tema, surgiram os saberes prévios e os interesses, problematizados em questões abertas, que seguem listadas:
O porco tem casa?
Qual a cor do porco?
Onde coloca a comida para o porco?
O porco bebe água da lama ou água limpa?
Como é a casa do porco?
Podemos comer a carne do porco?
A partir das indagações várias atividades didáticas foram realizadas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

De forma dinâmica, interativa, lúdica e democrática o processo assemblear ocorreu e, com ele, a integração das crianças e o fortalecimento de seus vínculos.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO EDUCACIONAL AMERECILDA FERNANDES REZENDE

Turma
Maternal I B

Número de alunos
16

Educadores
Andreia Fernandes da Cunha

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Odete Selva
Lucilene F. Santos da Silva

Trabalhar o projeto porco foi uma experiência incrível, as crianças amaram, principalmente o passeio na granja de porcos onde eles adquiriram muitos conhecimentos.

Repercussão na mídia

O universo infantil é POTENTE! As crianças são SERES POTENTES. As práticas pedagógicas são práticas POTENTES!!! Esta concepção ficou clara com o desenvolvimento das atividades integradoras do PROJETO PORCO. Foi um projeto que garantiu a aprendizagem significativa das crianças, a aproximação com a Comunidade de Aprendizagem, a realização de atividades extra escola e o encantamento dos familiares. Imaginemo-nos, NÓS, ... eu, você... e todos nós recebendo nossos filhos em casa todos os dias com saberes, informações, partilhas, curiosidades, interesses sobre os porcos? Pois é!!!! Foi assim que aconteceu. E... se quisermos saber mais...vamos até a instituição. Os registros estão todos lá e fazem parte da organização e do acervo. Vamos conhecer mais???!!!!