Classificação: Alimentação
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

PIPOCA Colocamos o milho na panela para virar pipoca.
Yasmim Vitoria Lima | aluno(a)
O projeto foi muito criativo e interessante, pois as crianças aprenderam de onde vem a pipoca e descobriram as variadas formas de consumi-las.
Suenia Silva de Freitas (mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao participarem do piquenique?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação do que chamou atenção das crianças ao participarem do piquenique.

Objetivos

Identificar o que as crianças revelam e como elas expressam o que sentem a partir da participação na expedição investigativa.

Comunidade de Aprendizagem

Nadir Selva _ Chácara Bom Jesus
Maria Auxiliadora B. da Silva _ cozinheira
Safrone _ doadora do milho de pipoca

Articulação com o currículo

A vida cotidiana nas instituições de educação Infantil pautam-se em dois eixos estratégicos mobilizadores das atividades pedagógicas que são as interações e as brincadeiras. E, foi com a integração destes dois aspectos, de modo fecundo, que o projeto PIPOCA se constituiu no diálogo das crianças, tanto com seus pares, quanto com seus familiares. Num primeiro momento, após a escolha do tema, a professora, por meio de uma roda de conversa, reconheceu o que as crianças já sabiam sobre o tema e, em seguida, os interesses e curiosidades, os quais seguem contemplados:
O que colocamos na panela para virar pipoca?
Tem pipoca de outras cores?
De onde vem a pipoca?
Podemos fazer pipocas de quais sabores?
Da para plantar pipoca na escola?
Da para comer pipoca todo dia?
Por que a pipoca é branca?
Como é o pé de pipoca?
Com as perguntas elencadas, a professora junto à Comunidade de Aprendizagem dinamizou as estratégias e garantiu os direitos de aprendizagem das crianças de forma significativa.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática através do movimento expressivo das crianças em uma roda de conversa, onde todos os integrantes juntos escolheram o tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO EDUCACIONAL AMERECILDA FERNANDES REZENDE

Turma
Maternal I “F”

Número de alunos
15

Educadores
Andreia Fernandes da Cunha

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Angela Maria B. Trevisan(diretora)

Esse projeto foi muito interessante, pois as crianças adquiriram um aprendizado que dificilmente esqueceram, descobriram que o milho vira pipoca e também vivenciaram as receitas de pipoca de vários sabores que fizemos junto.

Repercussão na mídia

PIPOCA!!!! Um projeto que mobilizou a turma, os familiares e os profissionais da escola. todos aprenderam muito e, saborearam deliciosas e coloridas pipocas.