PIPOCA
“ Colocamos o milho na panela para virar pipoca.
Yasmim Vitoria Lima | aluno(a)
“ O projeto foi muito criativo e interessante, pois as crianças aprenderam de onde vem a pipoca e descobriram as variadas formas de consumi-las.
Suenia Silva de Freitas (mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao participarem do piquenique?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação do que chamou atenção das crianças ao participarem do piquenique.
Objetivos
Identificar o que as crianças revelam e como elas expressam o que sentem a partir da participação na expedição investigativa.
Comunidade de Aprendizagem
Nadir Selva _ Chácara Bom Jesus
Maria Auxiliadora B. da Silva _ cozinheira
Safrone _ doadora do milho de pipoca
Articulação com o currículo
A vida cotidiana nas instituições de educação Infantil pautam-se em dois eixos estratégicos mobilizadores das atividades pedagógicas que são as interações e as brincadeiras. E, foi com a integração destes dois aspectos, de modo fecundo, que o projeto PIPOCA se constituiu no diálogo das crianças, tanto com seus pares, quanto com seus familiares. Num primeiro momento, após a escolha do tema, a professora, por meio de uma roda de conversa, reconheceu o que as crianças já sabiam sobre o tema e, em seguida, os interesses e curiosidades, os quais seguem contemplados:
O que colocamos na panela para virar pipoca?
Tem pipoca de outras cores?
De onde vem a pipoca?
Podemos fazer pipocas de quais sabores?
Da para plantar pipoca na escola?
Da para comer pipoca todo dia?
Por que a pipoca é branca?
Como é o pé de pipoca?
Com as perguntas elencadas, a professora junto à Comunidade de Aprendizagem dinamizou as estratégias e garantiu os direitos de aprendizagem das crianças de forma significativa.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática através do movimento expressivo das crianças em uma roda de conversa, onde todos os integrantes juntos escolheram o tema do projeto.