Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ANIMAIS DA FAZENDA Nesse projeto eu estudei sobre a vida na Fazenda e depois aprendi sobre os animais que moram nela, vi o que eles comem, dei comida pra eles, onde eles dormem, uns dão leite, ovos, outros só brincam, mas eu gostei de todos, eles são lindos e são amigos da gente.
Beatriz Gabriely Amorim da Silva | aluno(a)
O tema do projeto foi bem escolhido. Tivemos a oportunidade de aprender junto com os alunos, entender como os animais da fazenda se alimentam e se comportam. É muito gratificante ver no olhar de cada criança de ver o animal e terem o contato, sabendo que tem que cuidar, amar e respeitar. Muito obrigada as crianças, professora e auxiliar.
Márcia Henches dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos assistir o vídeo e observar o que chama nossa atenção?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da leitura e interpretação do vídeo A VIDA NA FAZENDA.

Objetivos

Falar sobre como é a vida na fazenda e quais as diferenças da vida na cidade.

Comunidade de Aprendizagem

Márcia Henches dos Santos _ Proprietária da Fazenda

Articulação com o currículo

A integração das experiências curriculares com a vida cotidiana é o desafio das instituições contemporâneas e, com esta premissa e responsabilidade procedimental, as turmas integradas do PRÉ I E II, orientadas pela professora Aline, foram impulsionadas a aproximarem as construções edificadas na escola com as significações da vida cotidiana. Assim, as interações e brincadeiras construídas coletivamente dinamizaram a realidade da turma e, fortaleceram a compreensão dos saberes conceituais e atitudinais das crianças e garantiram os direitos de aprendizagem dos pequenos. Com o projeto, as crianças visitaram uma fazenda e, no chão do território reconhecido identificaram muitos elementos com os quais estabeleceram contato, diálogo, aproximação, encantamento, curiosidade e pertencimento. O projeto proporcionou sentidos para o aprender e fortaleceu o letramento, consolidando na turma as habilidades de: fala, atenção, escuta, registro e produção em equipe.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, através de uma roda de conversa, onde todas as crianças opinaram na escolha do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO EDUCACIONAL AMERECILDA FERNANDES REZENDE

Turma
Pré I e II

Número de alunos
17

Educadores
Aline Manoella Lavezzo

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Angela m. B. Trevizan (diretora)
Odete Selva(coordenadora)

Durante o desenvolvimento do projeto tive a oportunidade de vivenciar juntamente com meus alunos todos os aspectos da vida na Fazenda, sucessivamente escolhemos o tema para estudo detalhado, animais da fazenda, que foi o favorito das crianças. Durante as vivências que tivemos e o estudo de campo que fizemos pude observar o interesse e curiosidade que o tema causava em cada criança, assim sendo o aprendizado se deu de maneira lúdica e natural, os conteúdos foram muito bem fixados e absorvidos pelos alunos e o resultado final foi muito satisfatório.