ANIMAIS DA FAZENDA
“ Nesse projeto eu estudei sobre a vida na Fazenda e depois aprendi sobre os animais que moram nela, vi o que eles comem, dei comida pra eles, onde eles dormem, uns dão leite, ovos, outros só brincam, mas eu gostei de todos, eles são lindos e são amigos da gente.
Beatriz Gabriely Amorim da Silva | aluno(a)
“ O tema do projeto foi bem escolhido. Tivemos a oportunidade de aprender junto com os alunos, entender como os animais da fazenda se alimentam e se comportam. É muito gratificante ver no olhar de cada criança de ver o animal e terem o contato, sabendo que tem que cuidar, amar e respeitar. Muito obrigada as crianças, professora e auxiliar.
Márcia Henches dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o vídeo e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da leitura e interpretação do vídeo A VIDA NA FAZENDA.
Objetivos
Falar sobre como é a vida na fazenda e quais as diferenças da vida na cidade.
Comunidade de Aprendizagem
Márcia Henches dos Santos _ Proprietária da Fazenda
Articulação com o currículo
A integração das experiências curriculares com a vida cotidiana é o desafio das instituições contemporâneas e, com esta premissa e responsabilidade procedimental, as turmas integradas do PRÉ I E II, orientadas pela professora Aline, foram impulsionadas a aproximarem as construções edificadas na escola com as significações da vida cotidiana. Assim, as interações e brincadeiras construídas coletivamente dinamizaram a realidade da turma e, fortaleceram a compreensão dos saberes conceituais e atitudinais das crianças e garantiram os direitos de aprendizagem dos pequenos. Com o projeto, as crianças visitaram uma fazenda e, no chão do território reconhecido identificaram muitos elementos com os quais estabeleceram contato, diálogo, aproximação, encantamento, curiosidade e pertencimento. O projeto proporcionou sentidos para o aprender e fortaleceu o letramento, consolidando na turma as habilidades de: fala, atenção, escuta, registro e produção em equipe.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, através de uma roda de conversa, onde todas as crianças opinaram na escolha do tema do projeto.