Classificação: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

UVA Tomei suco, chupei picolé e comi muitas uvas.
Christopher Gabriel Winkler dos Santos | aluno(a)
Eu achei muito interessante o parreiral de uvas. Mesmo muito pequeno ele aprendeu muito sobre a uva. Gostou bastante dos doces que fizeram e de tomar o suco puro de uva. Contou para nós da família tudo sobre o projeto muito feliz e empolgado.
Karolyne Queline Chagas dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos fazer uma visita no supermercado e observar o que chama atenção das crianças?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação do que chamou atenção das crianças ao realizarem uma visita no supermercado.

Objetivos

Observar de que forma são identificados, nomeados e registrados os alimentos e objetos vistos no supermercado pelas crianças.

Comunidade de Aprendizagem

Pedro e Vilma Cambará (DONOS DO PARREIRAL)

Articulação com o currículo

As práticas cotidianas desenvolvidas com as crianças do Maternal I C promoveram, no ano de 2018, a formação integral dos meninos e meninas e o reconhecimento de que a criança é um sujeito de direitos, que em contato com a realidade da qual integra, age, reflete e se constrói o tempo todo. A forma potencializada, por meio da realização do projeto UVA, contemplou os direitos de: conviver, conhecer, brincar, explorar, comunicar e participar e, com eles, o Campo de Experiências ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES foi responsável por garantir o diálogo interdisciplinar com os outros campos e tornar o currículo um conjunto de experiências vivas, dinâmicas e protagonísticas. O projeto contou com a efetiva participação de todas as crianças e, de seus familiares e, junto à Comunidade de Aprendizagem, buscou o reconhecimento do tema através de ações concretas, nas quais as atitudes da turma foram trabalhadas, assim como pertencimento das crianças no contexto do projeto.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

De modo interativo e lúdico as ações do projeto foram realizadas e, para a consolidação do processo asssemblear a turma vivenciou uma roda de conversa, seguida de mapeamento ilustrativo, onde a professora identificou os interesses das crianças.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO EDUCACIONAL AMERECILDA FERNANDES REZENDE

Turma
MATERNAL I “C” MATUTINO

Número de alunos
16

Educadores
Alessandra b. Mascarin

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Angela M. B. Trevizan (diretora)
Odete Selva (coordenadora)
Maria Auxiliadora e Arineia Pereira (cozinheiras)
Izabel Andrade (auxiliar de coordenação)
Priscila M. C. De Paula (auxiliar)

O projeto “UVA” foi uma surpresa para mim, pois é uma fruta de pouco acesso para a maioria dos alunos, mas na expedição investigativa eles gostaram mais da uva. Aconteceram aprendizados muito significativos para eles onde podemos observar claramente nas etapas do projeto.