UVA
“ Tomei suco, chupei picolé e comi muitas uvas.
Christopher Gabriel Winkler dos Santos | aluno(a)
“ Eu achei muito interessante o parreiral de uvas. Mesmo muito pequeno ele aprendeu muito sobre a uva. Gostou bastante dos doces que fizeram e de tomar o suco puro de uva. Contou para nós da família tudo sobre o projeto muito feliz e empolgado.
Karolyne Queline Chagas dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos fazer uma visita no supermercado e observar o que chama atenção das crianças?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação do que chamou atenção das crianças ao realizarem uma visita no supermercado.
Objetivos
Observar de que forma são identificados, nomeados e registrados os alimentos e objetos vistos no supermercado pelas crianças.
Comunidade de Aprendizagem
Pedro e Vilma Cambará (DONOS DO PARREIRAL)
Articulação com o currículo
As práticas cotidianas desenvolvidas com as crianças do Maternal I C promoveram, no ano de 2018, a formação integral dos meninos e meninas e o reconhecimento de que a criança é um sujeito de direitos, que em contato com a realidade da qual integra, age, reflete e se constrói o tempo todo. A forma potencializada, por meio da realização do projeto UVA, contemplou os direitos de: conviver, conhecer, brincar, explorar, comunicar e participar e, com eles, o Campo de Experiências ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES foi responsável por garantir o diálogo interdisciplinar com os outros campos e tornar o currículo um conjunto de experiências vivas, dinâmicas e protagonísticas. O projeto contou com a efetiva participação de todas as crianças e, de seus familiares e, junto à Comunidade de Aprendizagem, buscou o reconhecimento do tema através de ações concretas, nas quais as atitudes da turma foram trabalhadas, assim como pertencimento das crianças no contexto do projeto.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De modo interativo e lúdico as ações do projeto foram realizadas e, para a consolidação do processo asssemblear a turma vivenciou uma roda de conversa, seguida de mapeamento ilustrativo, onde a professora identificou os interesses das crianças.