Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O FEIJÃO O feijão e muito gostoso e na casa da vovô eu comi feijão e era muito gostoso.
Emanuely Linn Gotardi | aluno(a)
Foi muito bom o projeto do feijão, pois a Manu queria comer feijão todos os dias, foi muito interessante trabalhar com os pequenos esse projeto.
Cristiane Linn | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças assistindo o vídeo JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO.

Objetivos

Nomear os objetos e alimentos presentes no vídeo.

Comunidade de Aprendizagem

Laudeci Santos de Almeida (Cozinheira)

Articulação com o currículo

As vivências significadas com as crianças da turma do Maternal II C, a partir da expedição investigativa, suscitaram nelas o desejo por aprenderem sobre O FEIJÃO. O tema foi explorado de maneira interativa, através do Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES e desta forma, experiências, práticas de culinária, rodas de diálogos, atividades coletivas, mobilizações familiares e demonstrações ilustrativas fizeram do cotidiano uma colcha de retalhos e, com ela, marcas que as crianças lembrarão a vida toda. Mesmo pequenas, as crianças revelaram suas curiosidades e diante delas a professora, com a contribuição da Comunidade de Aprendizagem, buscou desenvolver ações que responderam as perguntas:
Por que o feijão não é branco?
Por que o feijão não é gigante?
Onde a gente compra feijão?
Qual é o tamanho do pé do feijão?
Por que o feijão é preto?
Quem faz o feijão da escola?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear garantiu três aspectos importantes: participação, interação e democracia.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

Diretor
Neila Cavalcante da Luz

Turma
Maternal II C

Número de alunos
22

Educadores
Claudineia Trecino

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Cristiane Linn

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Foi um projeto de grande importância na alimentação das crianças, observei que durante o lanche na escola aquelas crianças que não comiam feijão passaram a comer.
Claudineia Trecino | Professor(a)