O FEIJÃO
“ O feijão e muito gostoso e na casa da vovô eu comi feijão e era muito gostoso.
Emanuely Linn Gotardi | aluno(a)
“ Foi muito bom o projeto do feijão, pois a Manu queria comer feijão todos os dias, foi muito interessante trabalhar com os pequenos esse projeto.
Cristiane Linn | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças assistindo o vídeo JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO.
Objetivos
Nomear os objetos e alimentos presentes no vídeo.
Comunidade de Aprendizagem
Laudeci Santos de Almeida (Cozinheira)
Articulação com o currículo
As vivências significadas com as crianças da turma do Maternal II C, a partir da expedição investigativa, suscitaram nelas o desejo por aprenderem sobre O FEIJÃO. O tema foi explorado de maneira interativa, através do Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES e desta forma, experiências, práticas de culinária, rodas de diálogos, atividades coletivas, mobilizações familiares e demonstrações ilustrativas fizeram do cotidiano uma colcha de retalhos e, com ela, marcas que as crianças lembrarão a vida toda. Mesmo pequenas, as crianças revelaram suas curiosidades e diante delas a professora, com a contribuição da Comunidade de Aprendizagem, buscou desenvolver ações que responderam as perguntas:
Por que o feijão não é branco?
Por que o feijão não é gigante?
Onde a gente compra feijão?
Qual é o tamanho do pé do feijão?
Por que o feijão é preto?
Quem faz o feijão da escola?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear garantiu três aspectos importantes: participação, interação e democracia.