Classificação: Linguagem
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CAMALEÃO Porque eu aprendi as cores.
Luiza dos Santos Marcondes | aluno(a)
Percebi o quanto minha filha gostou e aprendeu com o projeto. Todos os dias chegava em casa contando alguma coisa.
Mãe de Luiza | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama a atenção das crianças ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através do Vídeo BOM DIA TODAS AS CORES.

Objetivos

Narrar fatos, acontecimentos e histórias,indicando a sequência dos acontecimentos e os elementos contemplados nas situações.

Comunidade de Aprendizagem

Cristiane Linn

Articulação com o currículo

O cotidiano de trabalho desenvolvido com as crianças da turma do Mat III C , potencializou o reconhecimento da literatura infantil como universo de exploração da expedição investigativa e, com ele, três dimensões foram exploradas, sendo elas: 1. Fruição/ludicidade; 2. Formação pessoal e social. 3. Experiência estética. Com o projeto, os direitos de brincar, conviver, explorar, comunicar e participar foram garantidos através das ações didáticas mediadas pelo Campo de Experiência ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO, onde, as perguntas partilhadas pelas crianças, nas conversas coletivas, foram interdisciplinarmente cuidadas e trabalhadas. Assim, as questões que seguem ...
O que o camaleão come?
Onde ele mora?
Por que o camaleão muda de cor?
Por que o camaleão tem língua grande?
A gente pode ter um camaleão na escola?
Onde a gente compra o camaleão?
... foram dinamizadas de forma lúdica, científica e interativa.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Uma roda de conversa se transformou em um lindo momento de aprendizagem, integração, aproximação de ideias e decisão coletiva. Assim, o processo assemblear se constituiu democraticamente a partir de um diálogo coletivo.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

Diretor
Neila Cavalcante da Luz

Turma
Mat III C

Número de alunos
16

Educadores
Cirlene Santos Barbosa Leão

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Cristiane Linn

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Trabalhar esse projeto foi muito gratificante, pois aguçou a curiosidade e criatividade dos alunos a respeito do tema.
Cirlene Barbosa | Professor(a)