CAMALEÃO
“ Porque eu aprendi as cores.
Luiza dos Santos Marcondes | aluno(a)
“ Percebi o quanto minha filha gostou e aprendeu com o projeto. Todos os dias chegava em casa contando alguma coisa.
Mãe de Luiza | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama a atenção das crianças ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através do Vídeo BOM DIA TODAS AS CORES.
Objetivos
Narrar fatos, acontecimentos e histórias,indicando a sequência dos acontecimentos e os elementos contemplados nas situações.
Comunidade de Aprendizagem
Cristiane Linn
Articulação com o currículo
O cotidiano de trabalho desenvolvido com as crianças da turma do Mat III C , potencializou o reconhecimento da literatura infantil como universo de exploração da expedição investigativa e, com ele, três dimensões foram exploradas, sendo elas: 1. Fruição/ludicidade; 2. Formação pessoal e social. 3. Experiência estética. Com o projeto, os direitos de brincar, conviver, explorar, comunicar e participar foram garantidos através das ações didáticas mediadas pelo Campo de Experiência ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO, onde, as perguntas partilhadas pelas crianças, nas conversas coletivas, foram interdisciplinarmente cuidadas e trabalhadas. Assim, as questões que seguem ...
O que o camaleão come?
Onde ele mora?
Por que o camaleão muda de cor?
Por que o camaleão tem língua grande?
A gente pode ter um camaleão na escola?
Onde a gente compra o camaleão?
... foram dinamizadas de forma lúdica, científica e interativa.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Uma roda de conversa se transformou em um lindo momento de aprendizagem, integração, aproximação de ideias e decisão coletiva. Assim, o processo assemblear se constituiu democraticamente a partir de um diálogo coletivo.