A FLORESTA
“ Aprendemos mais sobre as árvores, como vivem e se alimentam.
Emanuel Dill | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história da árvore que não queria morrer?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da História A ÁRVORE QUE NÃO QUERIA MORRER.
Objetivos
Reconhecer as transformações pelas quais as árvores passam quando do processo de industrialização.
Comunidade de Aprendizagem
Silvana Zavaglia
Articulação com o currículo
O projeto A FLORESTA, desenvolvido com a turma do 2 ano, iniciou com a exploração de uma literatura infantil que possibilitou, mediante realização de estratégias contextualizadas o desenvolvimento/aprimoramento da linguagem oral, escrita e da leitura. Outro aspecto foi a suscitação da imaginação, da criatividade, do contato
com o mundo e, com isto a reflexão sobre o que ocorreu na história. Com o trabalho desenvolvido, as crianças escolheram o tema e, com ele, revelaram o que sabiam através de uma roda de conversa, mas foi em grupo que, dedicaram atenção e fortaleceram a convivência, questionando sobre:
Como as árvores crescem sozinhas?
Como surgiu a semente da árvore?
Por que as araras são coloridas e gostam das árvores?
Quanto tempo uma árvore vive sem água?
Por que tem frutos sem sementes?
Como nascem as flores nas árvores?
Por que os animais moram nas árvores?
Por que tem árvores grandes e outras pequenas?
Estas e outras perguntas potencializaram o projeto e o interesse da turma.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear foi organizado através de uma roda de conversa, seguida de votação, onde a maioria das crianças optou pelo tema A FLORESTA e, o mesmo, foi intensamente, após votação aceito e desenvolvido pela turma.