Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A FLORESTA Aprendemos mais sobre as árvores, como vivem e se alimentam.
Emanuel Dill | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história da árvore que não queria morrer?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da História A ÁRVORE QUE NÃO QUERIA MORRER.

Objetivos

Reconhecer as transformações pelas quais as árvores passam quando do processo de industrialização.

Comunidade de Aprendizagem

Silvana Zavaglia

Articulação com o currículo

O projeto A FLORESTA, desenvolvido com a turma do 2 ano, iniciou com a exploração de uma literatura infantil que possibilitou, mediante realização de estratégias contextualizadas o desenvolvimento/aprimoramento da linguagem oral, escrita e da leitura. Outro aspecto foi a suscitação da imaginação, da criatividade, do contato
com o mundo e, com isto a reflexão sobre o que ocorreu na história. Com o trabalho desenvolvido, as crianças escolheram o tema e, com ele, revelaram o que sabiam através de uma roda de conversa, mas foi em grupo que, dedicaram atenção e fortaleceram a convivência, questionando sobre:
Como as árvores crescem sozinhas?
Como surgiu a semente da árvore?
Por que as araras são coloridas e gostam das árvores?
Quanto tempo uma árvore vive sem água?
Por que tem frutos sem sementes?
Como nascem as flores nas árvores?
Por que os animais moram nas árvores?
Por que tem árvores grandes e outras pequenas?
Estas e outras perguntas potencializaram o projeto e o interesse da turma.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear foi organizado através de uma roda de conversa, seguida de votação, onde a maioria das crianças optou pelo tema A FLORESTA e, o mesmo, foi intensamente, após votação aceito e desenvolvido pela turma.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEQUENO PRÍNCIPE

Diretor
Neila Cavalcante da Luz

Turma
2 ano A

Número de alunos
22

Educadores
Celma Schimith Bortolato

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Silvana Zavaglia

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Desperta a curiosidade do aluno a partir da curiosidade é definido o tema.
Celma Bortolato | Professor(a)