MÚSICA
“ Eu gostei de fazer a aranha, o quebra cabeça e brincar com a bandinha.
José Antônio | aluno(a)
“ Meu filho gostou muito de fazer atividades com as musiquinhas que cantam na escola. Meu filho canta as músicas em casa para as irmãs. Gostei muito desse projeto.
Pai | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças assistindo o vídeo Tia Jô _ Família Especial.
Objetivos
Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura, movimentos, criando diferentes produções.
Comunidade de Aprendizagem
Cristiane Linn
Articulação com o currículo
A realidade da turma foi concebida como um espaço/tempo vivo e democrático e como um lugar privilegiado, onde se efetivaram diferentes ações educativas. Dentre as atividades desenvolvidas no ano de 2018, uma das mais exitosas foi a construção do projeto MÚSICA, justamente por contemplar, com dinamismo e protagonismo, a essência do SER CRIANÇA, por meio dos aspectos: olhar, explorar, brincar, conversar, interagir e conviver. Com o projeto, nutrido pelo Campo de Experiência TRAÇOS, CORES, SONS E FORMAS, as crianças ampliaram o repertório musical, estabeleceram contato com seus pares de maneira harmoniosa e interativa. Foram respeitados os diferentes ritmos e habilidades vocais, assim como, os gostos pelas composições e, também foram inseridas diferentes expressões que caracterizaram a cultura local, como manifestação da comunidade. Com o projeto, foi possível conhecer a realidade cotidiana das crianças, seus contextos de vida e as raízes das quais suas essências são fortalecidas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, com a efetiva participação das crianças.