O Balão
“ Foi muito divertido brincar com os balões.
Wendel Eduardo Assolini Leite | aluno(a)
“ Muito legal esse projeto. Vamos proporcionar a vida através da educação.
Ivoni Assolini | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao observarem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das crianças assistindo o vídeo O AMARELO QUE FICOU VERDE.
Objetivos
Nomear os objetos presentes no vídeo, registrando-os de acordo com suas características.
Comunidade de Aprendizagem
Cristiane Linn
Articulação com o currículo
As práticas cotidianas desenvolvidas na turma do Mat II D refletiram a construção de saberes e atitudes individuais e coletivas e, com elas, a autonomia das crianças como principal aspecto observado e avaliado pela professora Adriana. O projeto, contemplou o Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES, e possibilitou a prática do brincar, compreendendo o mesmo como um fenômeno humano, como um direito, como linguagem própria da infância e como vivência privilegiada e fortalecedora de relações.
De forma lúdica o projeto foi explorado, compreendendo também como um espaço para aprofundamento das curiosidades das crianças, pois elas queriam saber sobre:
Por que o balão voa?
Por que o balão explode?
Quais os tipos de balões de aniversário?
Por que não tem balões na escola todos os dias?
Do que os balões são feitos?
Da para costurar os balões quando elas rasgam?
Quem faz os balões?
Com o projeto os direitos de aprendizagem foram garantidos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, contando com a efetiva participação de todas as crianças.