Diabetes
“ “ Com o projeto eu aprendi como cuidar de uma pessoa diabética, como tratar a doença e aplicar insulina. Percebi que mesmo não tendo diabetes devemos ter uma alimentação saudável para que assim possamos ter boa saúde. Além disso, compreendi que a tecnologia evoluiu e através dela é possível que um diabético possa levar uma vida praticamente normal. O trabalho em equipe foi muito interessante, onde eu e meus colegas contribuímos com o projeto de alguma forma.”
Kamyla Santos | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que é diabetes?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu na escola, durante uma aula de matemática onde estava sendo trabalhado o conteúdo “Estimativa”. Foram citados diversos exemplos de como ele é utilizado em nosso cotidiano, entre as situações comentadas surgiu a questão do uso de insulina, em relação à quantidade de unidades a serem aplicadas. Esta exemplificação gerou bastante curiosidade nos alunos, fazendo com que assim originasse o projeto.
Objetivos
Sensibilizar e conscientizar sobre o controle do diabetes no ambiente escolar, evitando a discriminação e ampliando o conhecimento sobre as causas, sintomas e tratamento desta doença que vem acometendo cada vez mais crianças e adultos no Brasil.
Comunidade de Aprendizagem
Conversa com portador de diabetes tipo 1 que esclareceu diversas dúvidas , descreveu como é conviver com a doença, relatou como é seu dia a dia, apresentando vários mecanismos de tratamento que já utilizou e/ou utiliza.
Palestra com nutricionista que abordou a necessidade de adotar práticas alimentares com estilo de vida saudável em busca de um melhor controle glicêmico.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Leitura, interpretação e produção de texto do gênero “Entrevista”. Matemática: Construção de gráficos e tabelas, cálculo mental e estimativa, resolução de situações-problema. Ciências: Melhoria da qualidade de vida, características relevantes sobre diabetes e consequências do sedentarismo.