Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Diabetes “ Com o projeto eu aprendi como cuidar de uma pessoa diabética, como tratar a doença e aplicar insulina. Percebi que mesmo não tendo diabetes devemos ter uma alimentação saudável para que assim possamos ter boa saúde. Além disso, compreendi que a tecnologia evoluiu e através dela é possível que um diabético possa levar uma vida praticamente normal. O trabalho em equipe foi muito interessante, onde eu e meus colegas contribuímos com o projeto de alguma forma.”
Kamyla Santos | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que é diabetes?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu na escola, durante uma aula de matemática onde estava sendo trabalhado o conteúdo “Estimativa”. Foram citados diversos exemplos de como ele é utilizado em nosso cotidiano, entre as situações comentadas surgiu a questão do uso de insulina, em relação à quantidade de unidades a serem aplicadas. Esta exemplificação gerou bastante curiosidade nos alunos, fazendo com que assim originasse o projeto.

Objetivos

Sensibilizar e conscientizar sobre o controle do diabetes no ambiente escolar, evitando a discriminação e ampliando o conhecimento sobre as causas, sintomas e tratamento desta doença que vem acometendo cada vez mais crianças e adultos no Brasil.

Comunidade de Aprendizagem

Conversa com portador de diabetes tipo 1 que esclareceu diversas dúvidas , descreveu como é conviver com a doença, relatou como é seu dia a dia, apresentando vários mecanismos de tratamento que já utilizou e/ou utiliza.

Palestra com nutricionista que abordou a necessidade de adotar práticas alimentares com estilo de vida saudável em busca de um melhor controle glicêmico.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Leitura, interpretação e produção de texto do gênero “Entrevista”. Matemática: Construção de gráficos e tabelas, cálculo mental e estimativa, resolução de situações-problema. Ciências: Melhoria da qualidade de vida, características relevantes sobre diabetes e consequências do sedentarismo.


Ficha Técnica
Escola
Escola Rural Municipal Deputado João Leopoldo Jacomel

Turma
4º ano "A"

Número de alunos
23

Educadores
Nayara Picnosca

Estado
Paraná

Município
Quitandinha

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO PR/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SICREDI QUITANDINHA

Apoiadores
Mauricio Rocha , diabético tipo 1, endocrinologista Gabriela Kraemer e nutricionista Fernanda Laska.

“ Através do desenvolvimento do projeto as crianças puderam perceber que Diabetes não tem cura, mas pode perfeitamente ser controlado e que o diabético pode conviver muito bem com a doença se fizer o tratamento adequado, tomando as medicações regularmente, conforme a orientação médica e também mudando o estilo de vida, praticando atividades físicas e melhorando a qualidade da sua alimentação.”