Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Contação de Histórias As coisas antigas são boas para as crianças verem como tudo era difícil e sofrido e agora é tudo mais fácil, tem tecnologia. A Sibelle gostou dos binóculos de fotos e da gamela e adorou a parte do teatro em que o cachorro fica indignado por não tratarem bem um artista, achando que havia deixado a casa linda, enquanto, na verdade, tinha bagunçado tudo. Meus sobrinhos gostaram tanto que queriam ver de novo.
Franciele Ryba | responsável
Pergunta Exploratória

O que é história pra boi dormir?

Expedição Investigativa

Iniciou com a pesquisa desenvolvida pelos alunos com seus pais e avós para descobrir o que significa a expressão “História pra boi dormir”. Após a discussão das respostas em sala de aula, foram levantadas as questões: “Pra que servem as histórias?” “Por que existe um matéria chamada história?” O trabalho seguiu com a contação e interpretação de diversas histórias, bem como passeios à Biblioteca, ao Museu Municipal e ao cinema. Finalizou com a visita da professora aposentada Mercedes para uma boa conversa.

Objetivos

Despertar o interesse pelos mais diversos tipos de histórias, desenvolvendo a interpretação oral e escrita, aguçando a imaginação e ampliando o vocabulário, bem como conhecer fatos históricos da comunidade comparando passado e presente.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com funcionárias da Biblioteca Pública Municipal, explicações sobre alguns objetos antigos com o atendente do Museu Municipal, conversa com um adas primeiras professoras da Escola Jacomel, Mercedes Gabardo, já aposentada, sobre a história de nossa escola e de nossa comunidade, percebendo os progressos já obtidos, realização de pesquisas com pais e avós dos alunos e empréstimo de objetos antigos com os mesmos para exposição na mostra pedagógica.

Articulação com o currículo

Português: Interpretação oral e escrita, uso do dicionário, ortografia e gramática, rimas, tipos de balões, gêneros textuais e literários (contos, lendas, músicas, poemas, história em quadrinhos), narrativa e, 1ª e 3ª pessoa, pontuação.
História e matemática: Meios de comunicação, formas de se contar uma história (livros, música, uma boa conversa, teatro, dança), meios de transporte, objetos e utilidades antigas, formas de contagem de tempo e de usar medidas.
Ciências: Cadeia alimentar, alimentação saudável, cuidados de higiene pessoal, cuidados com o meio ambiente.
Geografia: Modificações de paisagens, cores, símbolos e significados das bandeiras: Nacional, do Paraná e de Quitandinha.


Ficha Técnica
Escola
Escola Rural Municipal Deputado João Leopoldo Jacomel

Turma
3º ano "B"

Número de alunos
14

Educadores
Adriana Rodrigues Duartes

Estado
Paraná

Município
Quitandinha

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO PR/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SICREDI QUITANDINHA

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Prefeitura Municipal de Quitandinha, Biblioteca Pública Municipal, Museu Municipal, Professora aposentada Mercedes Gabardo, funcionária aposentada Rute Kepp, pais dos alunos.

O projeto despertou nos alunos um grande interesse pelas histórias e pela leitura. Eles passaram a “brigar” por querer ler os textos, mesmo apresentando dificuldades. Fiquei feliz com a criatividade demonstrada na elaboração de desenhos sobre as histórias ouvidas, na recontagem da fábula “A cegonha e a raposa” e com o esforço que fizeram para a dramatização da narrativa e a exposição de antiguidades.