Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CAIXA O projeto que teve no sábado dia 10/11 foi lindo. As apresentações infantis foi uma mais linda que a outra. A apresentação da caixa foi muito criativo. Durante o tempo de experiência do projeto com as crianças vi muito interesse da parte do Isaac estar brincando com variedades de caixas em casa.
Sabrina Sardeiro da Silva__________________ | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que as crianças demonstram ao estabelecerem contato com os brinquedos?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças estabelecendo contato com diferentes brinquedos no espaço pedagógico.

Objetivos

Registrar as expressões demonstradas pelas crianças ao estabelecerem contato e brincarem com os diferentes brinquedos.

Comunidade de Aprendizagem

Wilson Ferreira da Silva

Articulação com o currículo

O brincar enquanto ação pedagógica é reconhecido, no contexto da Educação Infantil, de três formas: espontânea, dirigida e interativa. Cada qual, com suas caracterizações e importâncias na formação social, afetiva e intelectual da criança, promovem o pertencimento dela na turma. Foi através do brincar, enquanto ação educativa, permeada pelo cuidado atencioso da professora, que o projeto CAIXA teve origem e, com ele, muitas descobertas, das quais destacaram-se:
a) As caixas tem cores, tamanhos e formas diferentes.
b) Uma caixa pode ser maior do que a outra.
c) Podemos guardar coisas nas caixas.
d) Podemos brincar com caixas.
e) As caixas podem ser transformadas em outras coisas.
f) Podemos usar caixas como carrinhos, estantes, baús.
g)Podemos colocar uma caixa menor dentro de outra caixa maior.
h) Tem caixas de papel, papelão, plástico, madeira, alumínio.
i) Todo mundo tem uma caixa em casa.
Estas e outras aprendizagens foram compreendidas através de vivências significativas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma respeitosa e, fiel as escolhas e expressões dos interesses das crianças, mediante observação, análise e registro da professora.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO EDUCACIONAL AMERECILDA FERNANDES REZENDE

Turma
Berçário B

Número de alunos
8

Educadores
Cleide Mirian Gonçalves Sabino

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Odete Selva

As crianças do Berçário, embora não tenham uma oralidade completamente clara, pude desenvolver o projeto “caixa” através da observação: como foram suas atitudes em expressões; percebi as reações de cada uma, quando trazíamos diferentes tipos de caixas, umas entravam dentro, outras pisavam, chutavam, faziam de banquinho, mesinha, bercinho, etc. observei e marquei muita criatividade.

Repercussão na mídia

O projeto foi encantador. A princípio um cenário com várias possibilidades, entre elas, caixas. A reação imediata das crianças foi caracterizada pela exploração, uma vez que suas experimentações foram realizadas através das seguintes ações motoras: pegar,morder, entrar, subir, cheirar. Em outro momento as caixas foram modificadas e as crianças não brincaram apenas
de carros, mas transformaram em casas, geladeiras, armários, baús, aviões, o que possibilitou o entendimento de que as crianças constroem suas produções culturais a partir do brincar. O aprendizado foi construtivo, coletivo, recíproco, protagonístico, mútuo, e, tanto os bebês quanto os adultos que entraram em cena construíram a experiência do brincar como algo não pronto, mas cheio de possibilidades e descobertas. Com o projeto, ficou claro que BRINCAR é preciso, e é por meio dele que as crianças descobrem o mundo, se comunicam e se inserem em um contexto social e cultural.